Encontrado o Templo perdido de Artémis após busca de mais de 100 anos

Hellenic Republic Ministry of Culture and Sports

Templo de Artémis, a deusa grega da caça e da lua, desenterrado na Grécia.

Arqueólogos suíços descobriram o famoso Templo de Artémis, a deusa grega da lua e da caça, cuja busca decorria há mais de um Século.

O Templo, um local de oração descrito em textos antigos, foi encontrado em escavações perto da actual cidade piscatória de Amarinto, na ilha grega de Eubeia, por arqueólogos da Escola Suíça de Arqueologia na Grécia.

“Desde o Século XIX, arqueólogos tentavam localizar este santuário”, refere a ministra da Cultura da Grécia, Lydia Koniordou, que fez o anúncio da descoberta, conforme declarações citadas no site Ekathimerini.com.

Lydia Koniordou revela que o Templo foi encontrado finalmente, depois de terem sido desenterrados edifícios dos Séculos VI a II antes de Cristo e de terem sido encontradas inscrições e moedas com o nome da deusa, indícios de que tinha sido ali adorada.

Na antiga religião grega, Artémis é a deusa da lua, da caça, dos animais selvagens, do parto e da virgindade, sendo também a protectora das meninas. O Templo em sua adoração era um dos mais importantes santuários da antiga Eubeia.

A dificuldade em chegar aos vestígios do Templo pode ter sido motivada por um erro do geógrafo e filósofo grego Estrabão quanto à sua localização, escrito no seu 10.º livro. Essa lacuna foi apontada pelo historiador suíço Denis Knoepfler, que concluiu que o Templo deveria estar situado a cerca de 10 quilómetros do local referido por Estrabão na sua obra.

Assim, as escavações no local do Templo começaram em 2007, lideradas pelo professor de Arqueologia Clássica na Universidade de Lausana, na Suíça, Karl Reber, e pela líder do Eforato de Antiguidades de Eubeia, Amalia Karapashalidou. Ao cabo de 10 anos, o Santuário foi, finalmente, encontrado.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das …

Vaticano acusado de conhecer má conduta de bispo argentino desde 2015

O Vaticano recebeu informações entre 2015 e 2017 de que um bispo argentino próximo do papa exibia um comportamento "obsceno" e foi acusado de má conduta com seminaristas, segundo um religioso citado pela Associated Press. As …