Encontrado o Templo perdido de Artémis após busca de mais de 100 anos

Hellenic Republic Ministry of Culture and Sports

Templo de Artémis, a deusa grega da caça e da lua, desenterrado na Grécia.

Arqueólogos suíços descobriram o famoso Templo de Artémis, a deusa grega da lua e da caça, cuja busca decorria há mais de um Século.

O Templo, um local de oração descrito em textos antigos, foi encontrado em escavações perto da actual cidade piscatória de Amarinto, na ilha grega de Eubeia, por arqueólogos da Escola Suíça de Arqueologia na Grécia.

“Desde o Século XIX, arqueólogos tentavam localizar este santuário”, refere a ministra da Cultura da Grécia, Lydia Koniordou, que fez o anúncio da descoberta, conforme declarações citadas no site Ekathimerini.com.

Lydia Koniordou revela que o Templo foi encontrado finalmente, depois de terem sido desenterrados edifícios dos Séculos VI a II antes de Cristo e de terem sido encontradas inscrições e moedas com o nome da deusa, indícios de que tinha sido ali adorada.

Na antiga religião grega, Artémis é a deusa da lua, da caça, dos animais selvagens, do parto e da virgindade, sendo também a protectora das meninas. O Templo em sua adoração era um dos mais importantes santuários da antiga Eubeia.

A dificuldade em chegar aos vestígios do Templo pode ter sido motivada por um erro do geógrafo e filósofo grego Estrabão quanto à sua localização, escrito no seu 10.º livro. Essa lacuna foi apontada pelo historiador suíço Denis Knoepfler, que concluiu que o Templo deveria estar situado a cerca de 10 quilómetros do local referido por Estrabão na sua obra.

Assim, as escavações no local do Templo começaram em 2007, lideradas pelo professor de Arqueologia Clássica na Universidade de Lausana, na Suíça, Karl Reber, e pela líder do Eforato de Antiguidades de Eubeia, Amalia Karapashalidou. Ao cabo de 10 anos, o Santuário foi, finalmente, encontrado.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …