Encontrado o gene responsável pela reacção das plantas ao toque

Col-0_UT,T; 2ox7_UT,T

A Arabidopsis thaliana é sensível ao toque, mas a variação mutante que não tem o gene AtGA2ox7 perde a sensibilidade ao toque

A Arabidopsis thaliana é sensível ao toque, mas a variação mutante que não tem o gene AtGA2ox7 perde a sensibilidade ao toque

Investigadores da Universidade de Braunschweig, entre os quais a bióloga portuguesa Maria João Pimenta Lange, descobriram o gene responsável pelos movimentos das plantas em reacção ao toque de outros seres vivos.

Plantas sujeitas a stress mecânico causado, por exemplo, pelo toque, não podendo fugir, adaptam-se fisiológica e morfologicamente para sobreviver – um fenómeno há muito tempo conhecido dos biólogos que plantas sujeitas a stress mecânico pelo toque repetido crescem menos e florescem mais tarde.

Mas a explicação científica destes fenómenos não tinha sido até agora encontrada.

Num artigo científico publicado na “Nature Plants”, os biólogos Theo Lange e Maria João Pimenta Lange, investigadores do departamento de biologia vegetal da Universidade de Braunschweig, revelam a descoberta do gene AtGA2ox7, responsável pelo crescimento e tempo de floração retardado de plantas sujeitas a stress mecânico devido ao toque.

Em plantas que são tocadas, a expressão deste gene aumenta resultando no incremento de uma proteína responsável pela inactivação de hormonas vegetais do crescimento (giberelinas) explicando o desenvolvimento retardado de plantas que são regularmente tocadas.

Os dois cientistas mostraram também que sem esse gene as plantas crescem normalmente mesmo quando tocadas.

TU Braunschweig

Prof. Dr. Theo Lange e Dr. Maria Pimenta Lange, investigadores da Universidade de Braunschweig

Prof. Dr. Theo Lange e Dr. Maria Pimenta Lange, investigadores da Universidade de Braunschweig

Nos últimos anos cientistas americanos e suíços mostraram que plantas que são tocadas são mais resistentes a parasitas. Na realidade, desde o século XVII que os agricultores japoneses pisam as plantas jovens de trigo e cevada, método tradicional a que chamam “mugifumi”, e com o qual tornam as plantas mais resistentes a parasitas e aumentam o rendimento em grão.

Contudo, só em Setembro do ano passado é que este procedimento se tornou conhecido dos investigadores ocidentais, depois de ter sido foi publicado na “Frontiers in Plant Science”.

A descoberta,  pelos dois investigadores da Universidade de Braunschweig, do gene responsável pela reacção das plantas ao toque, explica cientificamente os resultados empíricos seculares dos agricultores japoneses.

Os dois cientistas pretendem agora usar o gene descoberto como marcador genético e desenvolver programas de selecção de plantas mais resistentes a parasitas e outros tipos de stress e com maior rendimento em grão.

Ciência Hoje

PARTILHAR

RESPONDER

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …

ADSE quer pagar reembolsos atrasados em menos de dois meses

A ADSE quer resolver os atrasos de largos meses que se verificam nos reembolsos das despesas que os beneficiários fazem no regime livre em menos de dois meses. De acordo com o semanário Expresso, a intenção …

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …

Governo vai integrar nos quadros quase 3.000 profissionais de saúde

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que permite integrar nos quadros quase três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, o Governo explica que a conversão do vínculo laboral de 2.995 …

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …