Encontrado o gene responsável pela reacção das plantas ao toque

Col-0_UT,T; 2ox7_UT,T

A Arabidopsis thaliana é sensível ao toque, mas a variação mutante que não tem o gene AtGA2ox7 perde a sensibilidade ao toque

A Arabidopsis thaliana é sensível ao toque, mas a variação mutante que não tem o gene AtGA2ox7 perde a sensibilidade ao toque

Investigadores da Universidade de Braunschweig, entre os quais a bióloga portuguesa Maria João Pimenta Lange, descobriram o gene responsável pelos movimentos das plantas em reacção ao toque de outros seres vivos.

Plantas sujeitas a stress mecânico causado, por exemplo, pelo toque, não podendo fugir, adaptam-se fisiológica e morfologicamente para sobreviver – um fenómeno há muito tempo conhecido dos biólogos que plantas sujeitas a stress mecânico pelo toque repetido crescem menos e florescem mais tarde.

Mas a explicação científica destes fenómenos não tinha sido até agora encontrada.

Num artigo científico publicado na “Nature Plants”, os biólogos Theo Lange e Maria João Pimenta Lange, investigadores do departamento de biologia vegetal da Universidade de Braunschweig, revelam a descoberta do gene AtGA2ox7, responsável pelo crescimento e tempo de floração retardado de plantas sujeitas a stress mecânico devido ao toque.

Em plantas que são tocadas, a expressão deste gene aumenta resultando no incremento de uma proteína responsável pela inactivação de hormonas vegetais do crescimento (giberelinas) explicando o desenvolvimento retardado de plantas que são regularmente tocadas.

Os dois cientistas mostraram também que sem esse gene as plantas crescem normalmente mesmo quando tocadas.

TU Braunschweig

Prof. Dr. Theo Lange e Dr. Maria Pimenta Lange, investigadores da Universidade de Braunschweig

Prof. Dr. Theo Lange e Dr. Maria Pimenta Lange, investigadores da Universidade de Braunschweig

Nos últimos anos cientistas americanos e suíços mostraram que plantas que são tocadas são mais resistentes a parasitas. Na realidade, desde o século XVII que os agricultores japoneses pisam as plantas jovens de trigo e cevada, método tradicional a que chamam “mugifumi”, e com o qual tornam as plantas mais resistentes a parasitas e aumentam o rendimento em grão.

Contudo, só em Setembro do ano passado é que este procedimento se tornou conhecido dos investigadores ocidentais, depois de ter sido foi publicado na “Frontiers in Plant Science”.

A descoberta,  pelos dois investigadores da Universidade de Braunschweig, do gene responsável pela reacção das plantas ao toque, explica cientificamente os resultados empíricos seculares dos agricultores japoneses.

Os dois cientistas pretendem agora usar o gene descoberto como marcador genético e desenvolver programas de selecção de plantas mais resistentes a parasitas e outros tipos de stress e com maior rendimento em grão.

Ciência Hoje

PARTILHAR

RESPONDER

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …