Durante escavações num assentamento pré-histórico na Turquia, uma equipa de arqueólogos desenterrou o que pode ser o primeiro delineador de olhos conhecidos no mundo.
Esta descoberta surgiu enquanto trabalhavam no monte Yeşilova em Izmir, na Turquia, e acredita-se ser o exemplo mais antigo de eyeliner do mundo.
Segundo o Arkeonews, estas descobertas sugerem que os assentamentos históricos na área de Izmir remontam a 8500 anos a 6500 a.C.
O monte já revelou alguns vestígios da idade Neolítica e já deu diversa informação sobre os primeiros colonos desta região, ao largo da costa do mar Egeu.
O achado possui 9,5 centímetros de comprimento, é feito de pedra e considera-se o mais antigo delineador alguma vez encontrado.
“Há um resíduo de tinta preta na base do achado. O instrumento ornamental encontrado sugere que as mulheres do Egeu, há 8200 anos, também se preocupavam com o seu físico, apreciavam a sua beleza e cuidavam de si próprias”, diz o investigador, Zafer Derin.
A substância preta encontrada na ponta do achado é considerado óxido de manganês — o principal componente de um cosmético conhecido como kohl, usado como delineador de olhos no passado.
O utensílio, afiado como um lápis, era utilizado mergulhando-o num recipiente com tinta para aplicar cosméticos, uma prática que ainda hoje se verifica em algumas regiões da Anatólia.
Além deste artefacto, os investigadores também encontraram vasos ornamentais, indicando que as mulheres armazenavam joias e adornos pessoais. Além disso, descobriram contas, colares e pulseiras feitos de uma variedade de materiais, incluindo osso, pedra e conchas, que eram provavelmente utilizados como joias.
Assim, estas provas indicam uma cultura em que as mulheres se orgulhavam da sua aparência, tal como as mulheres de épocas posteriores.
O facto de estas tradições se estenderem por milhares de anos reflete a continuidade das práticas de cuidados pessoais e de beleza na região.
Desmentindo o mito de pessoas pré-históricas desgrenhadas, sujas e esfarrapadas.