Encontrado na Noruega barco naufragado em “circunstâncias duvidosas” há mais de 250 anos

Membros de um clube de mergulho descobriram recentemente na Noruega os destroços de um navio naufragado em “circunstâncias duvidosas”.

Em comunicado, a Direção de Património da Noruega dá conta da descoberta, detalhando que a embarcação naufragou há mais de 250 anos.

Trata-se do navio mercante Juffrau Elisabeth, que afundou a 21 de março de 1760, junto ao município costeiro de Sogne, na Noruega. Com 28 metros de comprimento, a embarcação colidiu com pequenas ilhas rochosas na zona durante uma tempestade.

De acordo com o média local NRK, citado pela Russia Today, todos os tripulantes escaparam do naufrágio com vida.

Segundo os média internacionais, a embarcação naufragou sob “condições duvidosas”, e o seu capitão, Pitter Eelkesh, acabou por ser muito criticado durante uma investigação que foi feita na altura sobre o incidente.

A Direção do Património Cultural da Noruega sustenta que a descoberta é uma “fonte incrível de informação para os cientistas”, uma vez que existem “muito poucos naufrágios conservados” deste período na nação nórdica.

Frode Kvalo, arqueólogo subaquático do Museu Marítimo da Noruega, explica que o próximo passo passar por documentar os destroços encontrados. Uma equipa de especialistas criará um modelo tridimensional do navio e, provavelmente, alguns dos objetos do navio serão recuperados para serem exibidos no museu.

As autoridades norueguesas anunciaram ainda que o clube de mergulho receberá uma recompensa por ter conseguido localizar o barco.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …