Encontrado na Noruega barco naufragado em “circunstâncias duvidosas” há mais de 250 anos

Membros de um clube de mergulho descobriram recentemente na Noruega os destroços de um navio naufragado em “circunstâncias duvidosas”.

Em comunicado, a Direção de Património da Noruega dá conta da descoberta, detalhando que a embarcação naufragou há mais de 250 anos.

Trata-se do navio mercante Juffrau Elisabeth, que afundou a 21 de março de 1760, junto ao município costeiro de Sogne, na Noruega. Com 28 metros de comprimento, a embarcação colidiu com pequenas ilhas rochosas na zona durante uma tempestade.

De acordo com o média local NRK, citado pela Russia Today, todos os tripulantes escaparam do naufrágio com vida.

Segundo os média internacionais, a embarcação naufragou sob “condições duvidosas”, e o seu capitão, Pitter Eelkesh, acabou por ser muito criticado durante uma investigação que foi feita na altura sobre o incidente.

A Direção do Património Cultural da Noruega sustenta que a descoberta é uma “fonte incrível de informação para os cientistas”, uma vez que existem “muito poucos naufrágios conservados” deste período na nação nórdica.

Frode Kvalo, arqueólogo subaquático do Museu Marítimo da Noruega, explica que o próximo passo passar por documentar os destroços encontrados. Uma equipa de especialistas criará um modelo tridimensional do navio e, provavelmente, alguns dos objetos do navio serão recuperados para serem exibidos no museu.

As autoridades norueguesas anunciaram ainda que o clube de mergulho receberá uma recompensa por ter conseguido localizar o barco.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.