/

Encontradas 163 novas espécies na região do Mekong

sxc

foto: sxc

Uma serpente com cores do arco-íris na cabeça ou uma lagartixa com cornos parecida com um dragão são duas das 163 novas espécies descobertas em 2015 na região do Mekong, informou esta segunda-feira o Fundo Mundial para a Natureza.

As novas espécies descritas pela primeira vez pelos cientistas incluem nove anfíbios, onze peixes, 14 répteis, 126 plantas e três mamíferos encontrados em zonas remotas desta região que se estende pela China, Birmânia, Laos, Tailândia, Camboja e Vietname, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês).

As descobertas publicadas num novo relatório também incluem uma variedade de plátano de flor vermelha descoberta no norte da Tailândia, uma rã alaranjada encontrada no Camboja e Vietname ou uma lagartixa de pele azul pálida encontrado no Laos.

O Grande Mekong, que segue o curso do rio com o mesmo nome desde o planalto tibetano através do sudeste da Ásia, é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, mas também uma das mais ameaçadas por vários projetos de desenvolvimento e caça furtiva.

Em comunicado, o WWF alertou que a zona se encontra sob “uma pressão sem precedentes” de desenvolvimento, o que ameaça a sobrevivência dos espaços naturais que a tornam única.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.