Sepultura mais antiga que as pirâmides do Egito encontrada na Rússia

(dr) Avtodor

Os cientistas acreditam que a sepultura date do século IV a.C

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma sepultura antiga na proximidades da cidade de Aksay, na região russa de Rostov, na Rússia, área onde será construída uma estrada, revelou a empresa estatal Avtodor.

De acordo com os cientistas, a sepultura pode ser datada do século IV antes de Cristo podendo ser, por isso, mais antiga que as Pirâmides do Egito – a única construção que perdura das sete maravilhas do mundo antigo.

“Há seis mil anos atrás, mil anos antes das primeiras pirâmides egípcias! Segundo os cientistas, estas são descobertas únicas, podendo ser classificadas como verdadeiras sensações científicas”, diz a mensagem da empresa.

Durante as escavações, os arqueólogos encontraram estruturas de pedra originais em forma de câmaras de catacumbas subterrâneas.

No sítio arqueológico, foram também encontradas em bom estado piras, alguns freios de cavalos e ainda algumas ferramentas em cobre – objetos que podem indicar que a sepultura pertence a pessoas de elevado estatuto social.

“Os primeiros resultados da escavação já mostram muito sobre a natureza única deste património cultural, que será estudado através da implementação de um projeto de uma empresa estatal para construir um desvio à volra da cidade de Aksay”, destacou a Avtodor.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tal e qual! Convém um pouco de exactidão (sim, sei que escrevi com “c”)… 400 anos antes de Cristo não é bem o mesmo que 4000 (os tais “6000 anos atrás”)… Fica a incerteza…

RESPONDER

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …

Olavo Bilac pede desculpa por ter atuado num comício do Chega

O cantor Olavo Bilac recorreu à sua conta de Facebook para pedir desculpa aos seus fãs e aos seres pares do setor por ter atuado num comício do Chega, frisando não ter qualquer relação com …

Portimão vai receber a última corrida do Mundial de MotoGP em novembro

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai receber a 14.ª e última prova do campeonato do mundo de velocidade MotoGP, anunciou esta segunda-feira a organização do evento. O circuito algarvio integra o calendário de 2020, …

Bill Gates prevê que a pandemia termine em 2021 (mas só no "mundo rico")

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, acredita que a pandemia de covid-19, que já matou mais de 727 mil mortes em todo o mundo, possa ser dada como terminada no final de 2021 nos países …