Encontrada por acaso estatueta em terracota da dinastia Song

buster-and-bubby / Flickr

-

Um jovem chinês de 29 anos encontrou uma estatueta de terracota da dinastia Song (960-1279), acidentalmente, na berma de uma estrada no centro da China, noticiou o diário local Chengdu Business Daily.

O ‘arqueólogo acidental’, chamado Xu Yuanguang, parou a motorizada na berma de uma estrada, nos arredores de Chengdu (capital da província de Sichuan), para urinar. A urina retirou parte da terra que cobria a estatueta, que representa uma mulher ajoelhada.

Ao ver o objeto, com perto de dez centímetros de altura, Xu levou a estatueta para casa e entrou em contacto com as autoridades locais, que chegaram à conclusão, depois de analisado, que tinha cerca de mil anos de idade.

De acordo com peritos do Centro de Investigação de Cerâmica de Sichuan (sudoeste), o local do achado pode ser um túmulo, já que durante a dinastia Song, muitas pessoas eram enterradas com duas estatuetas, uma masculina e outra feminina.

A notícia obteve grande atenção na China, na sequência do debate sobre o costume de urinar em público, iniciado por uma disputa entre residentes de Hong Kong (sul) e um turista continental, que autorizou o filho a fazer as necessidades numa rua.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.