Encontrada nova espécie de réptil gigante do tempo dos dinossauros

(dr) Andrey Atuchin

Reconstituição artística de um Luskhan itilensis

Uma equipa internacional de investigadores identificou uma nova espécie de pliossauro, um grande réptil aquático da época dos dinossauros, a partir de um fóssil encontrado há mais de dez anos na Rússia, foi hoje divulgado.

A nova espécie, designada com o nome científico de “Luskhan itilensis“, tem um crânio com 1,5 metros de comprimento e um focinho fino, refere em comunicado a Universidade de Liège, na Bélgica, que participou no estudo publicado esta quinta-feira na Current Biology.

Anova espécie não é um dinossauro, sendo “primo afastado” das tartarugas actuais.

Para os autores da investigação, a nova espécie altera significativamente a compreensão sobre a evolução dos plesiossauros, grupo de répteis pré-históricos ao qual pertencem os pliossauros, que eram os principais predadores dos oceanos na era dos dinossauros devido ao seu tamanho e aos dentes numerosos e afiados.

Vários fósseis de pliossauros foram descobertos na Europa, na Austrália e na América do Sul. O fóssil do “Luskhan itilensis“, encontrado em 2002 na margem direita do rio Volga, perto da cidade de Ulyanovsk, tem cerca de 130 milhões de anos.

Segundo a equipa de cientistas, os resultados sugerem que os pliossauros recuperaram após a extinção do período Jurássico mais recente, mas depois enfrentaram uma nova extinção que os dizimou de vez, e que aconteceu várias dezenas de milhões de anos antes da extinção de todos os dinossauros (com exceção de algumas linhagens de aves).

// Lusa