Encontrada nova espécie de réptil gigante do tempo dos dinossauros

(dr) Andrey Atuchin

Reconstituição artística de um Luskhan itilensis

Reconstituição artística de um Luskhan itilensis

Uma equipa internacional de investigadores identificou uma nova espécie de pliossauro, um grande réptil aquático da época dos dinossauros, a partir de um fóssil encontrado há mais de dez anos na Rússia, foi hoje divulgado.

A nova espécie, designada com o nome científico de “Luskhan itilensis“, tem um crânio com 1,5 metros de comprimento e um focinho fino, refere em comunicado a Universidade de Liège, na Bélgica, que participou no estudo publicado esta quinta-feira na Current Biology.

Anova espécie não é um dinossauro, sendo “primo afastado” das tartarugas actuais.

Para os autores da investigação, a nova espécie altera significativamente a compreensão sobre a evolução dos plesiossauros, grupo de répteis pré-históricos ao qual pertencem os pliossauros, que eram os principais predadores dos oceanos na era dos dinossauros devido ao seu tamanho e aos dentes numerosos e afiados.

Vários fósseis de pliossauros foram descobertos na Europa, na Austrália e na América do Sul. O fóssil do “Luskhan itilensis“, encontrado em 2002 na margem direita do rio Volga, perto da cidade de Ulyanovsk, tem cerca de 130 milhões de anos.

Segundo a equipa de cientistas, os resultados sugerem que os pliossauros recuperaram após a extinção do período Jurássico mais recente, mas depois enfrentaram uma nova extinção que os dizimou de vez, e que aconteceu várias dezenas de milhões de anos antes da extinção de todos os dinossauros (com exceção de algumas linhagens de aves).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Notre Dame. Vento pode fazer desabar paredes

Notre Dame está altamente instável. Um perito da Universidade de Versalhes defende que o restauro tem de atender à estrutura geral da catedral gótica.  Notre Dame, na capital francesa, está altamente instável e ventos superiores a …

Boicote dos EUA à Huawei causa prejuízo às empresas americanas

Depois de os Estados Unidos terem proibido negociações com a Huawei, empresas americanas estão agora a sentir na pele as consequências da perda da firma chinesa como cliente. Os Estados Unidos concederam 90 dias às empresas …

Renda acessível pode pôr casas a 650 euros em Lisboa e 500 no Porto

Numa altura em que o mercado imobiliário está ao rubro, com os preços em máximos, as rendas estão em níveis cada vez mais incomportáveis para a maioria das famílias que poderão encontrar neste programa uma …

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o BE está perto do terceiro eurodeputado)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …