Encontrada igreja perdida onde terão vivido os discípulos de Jesus

As ruínas da igreja que teria sido construída onde ficava a antiga casa dos apóstolos Pedro e André foram encontradas numa escavação na região da Galileia, no norte de Israel.

Segundo o diretor da escavação, Mordechai Aviam, os achados indicam que no local ficaria a vila histórica de pescadores Betsaida, onde teriam nascido os dois apóstolos. As ruínas de uma igreja bizantina foram encontradas ao lado de restos de um assentamento romano.

O povoado corresponde à descrição da aldeia de Betsaida feita pelo historiador romano Flavius Josephus no século I, acrescenta Aviam. Já a igreja encaixa-se nos relatos do arcebispo da Baviera Willibald von Eichstätt, que visitou a região em 725. De acordo com os registos daquela viagem, uma igreja teria sido construída no local onde ficava a antiga casa de Pedro e do seu irmão André.

Os arqueólogos, do Colégio Académico Kinneret e do Nyack College de Nova Iorque, disseram que a aldeia judaica de Betsaida, na qual a cidade romana de Julias foi construída, era muito maior do que se pensava.

Os escavadores encontraram as marcas de uma grande igreja da era bizantina. O indicador mais característico são os mosaicos de vidro, segundo Steven Notley. “Esses são para mosaicos de parede e só aparecem nas igrejas“, disse.

A visão geral da estrutura também apoia a teoria de que este lugar era uma igreja por causa do eixo oeste-leste e a divisão numa nave central com dois corredores. “Entre Cafarnaum e Kursi, havia um único local que Eichstätt descreve com uma igreja”, afirmou Aviam. “Escavamos até agora menos de um terço, mas temos certeza que é uma igreja”.

Já o arqueólogo Steven Notley, que também trabalha no local, foi mais cauteloso e afirmou ao jornal israelita Haaretz que apenas a escavação completa tratará a prova final.

Há décadas que os arqueólogos procuram na Galileia a terra natal de São Pedro. No cristianismo, Pedro, que era pescador, é considerado um dos primeiros discípulos de Jesus. Pedro foi ainda o primeiro papa da Igreja Católica.

A atual descoberta não é única apontada como Betsaida. Aproximadamente dois quilómetros dali, outra escavação, que teve início em 1987, descobriu casas romanas com equipamentos de pesca e ruínas de um suposto templo romano. Aviam, no entanto, tem certeza de que ele e a sua equipa, formada por arqueólogos de diversos países, estão no local certo.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A importância de Cristo não é a sua factualidade histórica, mas sim a validade da sua profunda mensagem e ensinamentos, de resto como Buda, a mesma coisa.

    Não sei porque há tanta gente osecada com a historicidade arqueológica, quando os ensinamentos tanto se perdem, a começar pela própria Igreja.

RESPONDER

A adesão foi fraca, mas arranca hoje a recolha de votos em lares e de eleitores em confinamento

Os votos para as eleições presidenciais dos quase 13 mil idosos em lares e pessoas em confinamento devido à covid-19 que se inscreveram para votar antecipadamente começam a ser recolhidos por todo o país esta …

Primeiras doses da vacina da Johnson podem estar disponíveis em Portugal no segundo trimestre

O diretor médico da Janssen, Manuel Salavessa, estimou esta terça-feira que as primeiras 1,25 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson possam estar disponíveis em Portugal no segundo trimestre …

Cientistas descobrem anticorpo que bloqueia o vírus da dengue

Uma equipa de investigadores descobriu um anticorpo que bloqueia a propagação do vírus da dengue dentro do corpo. Pode ainda permitir novos tratamentos para outros flavivírus, como o Zika e o Nilo Ocidental. A infeção é …

Cientistas transmitem sinais quânticos usando drones. É o primeiro passo para uma nova era da Internet

A Internet quântica é um sistema teórico que utiliza sinais quânticos para partilhar informações. Um nova investigação demonstrou que, surpreendentemente, os drones podem ter um papel importante neste processo. Uma equipa de cientistas da Universidade de …

Físicos propõem método para extrair energia de buracos negros (e pode ser usado pela humanidade no futuro)

Dois físicos do Chile e dos Estados Unidos acreditam que, um dia, os humanos poderão aproveitar a enorme energia que os buracos negros abrigam para seu proveito. A teoria da relatividade geral de Einstein - que …

Cartaz de filme de Bollywood provoca indignação por causar preconceito com dalits

A atriz de Bollywood Richa Chadha, que interpreta Mayawati, partilhou uma imagem no Twiteer onde mostra o cartaz do filme. Na imagem a atriz aparece a segurar uma vassoura, muitas das vezes usada pelos varredores …

Carga viral na saliva ajuda a determinar o futuro de pacientes infetados com covid-19

A carga viral na saliva de um paciente infetado com o novo coronavírus pode ajudar a prever o seu futuro quadro clínico, conclui um novo estudo da Universidade de Yale, que associou a quantidade de …

Sony testa o seu primeiro carro elétrico nas estradas austríacas

Os veículos elétricos estão em voga e nem a Sony faltou à chamada. A empresa revelou que o Vision-S está a ser testado em condições de inverno em estradas públicas na cidade austríaca de Graz. No …

Enguias elétricas caçam em grupo como matilhas de lobos

Uma equipa de cientistas observou, nas profundezas da bacia do rio Amazonas, no Brasil, vários espécimes de enguias elétricas, um tipo de peixe considerado solitário, a caçar em grupo, revelou uma nova investigação. De acordo …

“Tudo o que iniba o contacto entre as pessoas faz sentido”, afirma virologista

O virologista Pedro Simas afirmou que a evolução da pandemia em Portugal indicava que “alguma coisa era preciso fazer” para restringir a movimentação de pessoas e defendeu o reforço a vacinação dos grupos de risco. “Tudo …