Encontrada na Mongólia a “Cidade do Dragão”, capital do Império Xiongnu

Iderkhangai Tumur-Ochir

Arqueólogos encontraram na Mongólia a cidade perdida de Luncheng, também conhecida como a ‘Cidade do Dragão’, que era capital do Império Xiongnu.

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma cidade perdida, conhecida como ‘Cidade do Dragão’, que outrora foi a capital do Império Xiongnu, que desempenhou um papel muito importante na história da China imperial. A cidade foi inicialmente encontrada em 2017, mas por falta de fundos, a investigação foi interrompida. Só agora é que os investigadores identificaram o povoamento.

De acordo com o site Ancient-Origins, os cientistas desenterraram um fragmento de uma decoração de telhado, no qual se lia “Filho do Céu Chanyu”. Modu Chanyu era o fundador e líder supremo do Império Xiongnu. Este título imperial era usado para indicar que o governante tinha o mandato do céu, que legitimava a sua governação.



“Esta é a primeira vez que um objeto com esta inscrição é descoberto”, disse o líder da escavação, Tumur-Ochir Iderkhangai, citado pela Sputnik News. Foi também devido a esta inscrição no fragmento que os especialistas associaram a cidade encontrada ao Império Xiongnu.

Os Xiongnu travaram uma série de guerras com dinastias chinesas, que muitas vezes derrotavam. A sua relação com as dinastias chinesas eram complexas, com períodos de conflito alternados com trocas de tributos, comércio e tratados de casamento.

O império acabou por eventualmente ser derrotado e, em 119 a.C., dividiu-se entre Norte e Sul. Eventualmente, os nómadas Xiongnu estabeleceram vários estados no território chinês após a queda da dinastia Han.

Um dos maiores mistérios do Império Xiongnu foi a localização da sua capital, Luut ou Luncheng, que era mais popularmente conhecida como a ‘Cidade do Dragão’.

Em declarações ao AKIpress, Tumur-Ochir Iderkhangai diz que a decoração encontrada nas escavações “é a primeira evidência encontrada na região que sugere que o sítio arqueológico é a Cidade do Dragão de Luncheng”. O estudo foi publicado

A sua localização era desconhecida há quase dois mil anos, mas agora os investigadores estão confiantes de que encontraram a, há muito perdida, ‘Cidade do Dragão’.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fábio Cardoso vai ser reforço do FC Porto por preço de saldo

O FC Porto chegou a acordo com o Santa Clara para a contratação de Fábio Cardoso. O defesa-central vai custar 2,2 milhões de euros aos cofres portistas. O jogador deverá assinar, esta sexta-feira, um contrato válido …

Portugal só recebe cheques do PRR se cumprir metas estabelecidas por Bruxelas

A longo prazo, o PRR de Portugal tem mais de 300 metas para cumprir para assim receber 16,6 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação europeu. Após a visita de Ursula Von de Leyen a …

Christian Eriksen vai ter um desfibrilador cardíaco interno

O futebolista dinamarquês Christian Eriksen, vítima de uma paragem cardíaca no jogo frente à Finlândia, para o Euro2020, no sábado, vai ter um desfibrilador cardíaco implantado, anunciou hoje a federação dinamarquesa (DBU). "Após diversos exames ao …

Raro bordado viking encontrado em túmulo com 1.000 anos na Noruega

Um pedaço de tecido da Era Viking foi encontrado numa sepultura no sul da Noruega. O bordado é datado de 850-950 d.C. O túmulo em causa pertence a uma mulher e foi descoberto em 2020, juntamente …

Afinal, o centro do SEF para migrantes irregulares será mesmo em Caxias. Ministério de Cabrita mentiu

O Centro de Instalação Temporária do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) irá ser na prisão de Caxias, em Oeiras, e irá permitir que imigrantes a quem é barrada a entrada em Portugal, ou que …

Candidatos a Lisboa rejeitam antecipar confinamento (e sugerem outras soluções)

Os candidatos à Câmara de Lisboa rejeitam que, à semelhança de Sesimbra, Lisboa recue no desconfinamento. Reforço da testagem e dos rastreios são algumas das soluções. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por 100 …

Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrirem a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos. De acordo com a maioria dos livros de História, a …

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …