Encontrada enorme cabeça de Baco em mármore com mais de 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos italianos encontrou uma cabeça de enormes dimensões e em mármore de Baco, o deus romano do vinho, dança e fertilidade. O achado foi descoberto em Roma e tem mais de 2.000 anos.

A descoberta, anunciada na passada sexta-feira pelo Parque Arqueológico do Coliseu, ocorreu durante escavações que estão a ser realizadas perto dos vestígios do antigo Fórum Romano. A cabeça terá feito parte de uma grande escultura de Baco (Dionísio na mitologia grega), que remonta aos séculos I e II a.C.

“Os olhos vazios que provavelmente foram preenchidos com vidro ou pedras preciosas datam dos primeiros séculos do Império Romano“, disse o diretor dos museus arqueológicos de Roma, Claudio Parisi, citado pelo jornal britânico The Telegraph.

“O rosto é refinado e gracioso, jovem e feminino. Tudo isso nos faz pensar que esta poderia ser uma representação de Dionísio”, acrescentou.


Os arqueólogos estavam a escavar uma muralha medieval quando encontraram fragmentos de mármore branca. Ao que tudo indica, apontaram os cientistas, a cabeça foi utilizada como material de construção reciclado, algo comum à época.

Roma continua surpreender-nos todos os dias. A cabeça da estátua está em excelente condições, é uma maravilha”, escreveu a Presidente da Câmara da capital italiana, Virginia Raggi, através da sua conta no Twitter.

A peça está agora a cargo do departamento patrimonial para ser limpa e trabalhada, visando retirar as incrustações da terra e proceder ao restauro. Os cientista acreditam que o objeto possa ainda conter vestígios da sua cor original. A cabeça de Baco será depois posta em exibição.

Dionísio, que inspirou Baco, era filho de Zeus e Semele, a filha mortal do rei de Tebas, sendo conhecido como o deus do vinho e do cultivo da uva, bem como do teatro, fertilidade e do êxtase religioso. Este deus foi adorado pelos antigos gregos como um dos doze deuses do Olimpo antes de ser incorporado no panteão romano dos deuses como Baco.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando interromper a infeção pela …

PSP pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …