Encontrada a árvore mais alta da Amazónia. Armazena tanto carbono como um hectare de floresta tropical

Uma nova investigação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu a árvore mais alta conhecida da Amazónia, elevando-se acima do recordista anterior, a uma altura de 88,5 metros. 

Um grupo de árvores gigantes foi descoberto por Eric Gorgens, investigador da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no Brasil, usando o LIDAR – um método de sensoriamento remoto com um scanner a laser numa aeronave.

Toby Jackson, cientista de plantas do Instituto de Pesquisa em Conservação da Universidade de Cambridge, juntou-se a Gorgens numa expedição para visitar as árvores gigantes. A equipa validou a altura da árvore mais alta e colheu amostras do sub-bosque para tentar entender o que torna este local tão especial.

As árvores ajudam a mitigar as mudanças climáticas, retirando o carbono da atmosfera e armazenando-o. Quanto maior a árvore, mais carbono armazena. De acordo com o comunicado divulgado pela Universidade de Cambridge, esta árvore gigante poderia armazenar tanto carbono como um hectare inteiro de floresta tropical noutro lugar da Amazónia.

Os investigadores encontraram, segundo o relato escrito no The Conversation, pelo menos 15 árvores gigantes, que tinham todas mais de 70 metros de altura. Estas árvores estão a crescer numa região remota do norte do Brasil, longe da atividade humana, e podem ter mais de 400 anos.

Curiosamente, segundo o mesmo comunicado, são todas da mesma espécie, denominada Dinizia excelsa, conhecida em português como Angelim vermelho. Esta espécie é comum na Amazónia, frequentemente usada devido à sua madeira forte, embora fedorenta. Anteriormente, pensava-se que crescia apenas até aos 60 metros de altura.

Cada Angelim vermelho pode armazenar até 40 toneladas de carbono – isto é, entre 300 e 500 árvores mais pequenas, ocupando apenas 20 espaços.

De acordo com os investigadores, é provável que haja mais árvores gigantes por aí – e algumas podem ser ainda mais altas do que a nova recordista.

O facto de que descobertas como estas ainda estão a ser feitas – mesmo enquanto partes da floresta estão a ser destruídas pela exploração madeireira, queima e expansão agrícola – demonstra o quanto ainda há para aprender sobre este misterioso ecossistema. Infelizmente, é provável que muitas espécies desconhecidas na Amazónia se extingam antes de as descobrirmos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. lol…

    e qto oxigénio consome à noite?

    se calhar como n cientistas disseram a propósito do suposto “pulmão do mundo”, o consumo de oxigénio e a sua produção no fundo anulam-se.

RESPONDER

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …