“Encerramento dos centros comerciais aos domingos custaria 20% do emprego”

martinrp / Flickr

O presidente da Associação Portuguesa de Centro Comerciais (APCC), António Sampaio de Mattos, alerta que o encerramento de superfícies comerciais ao domingo custaria “20% dos empregos atuais”.

“O impacto [do encerramento dos centros comerciais ao domingo] seria que muito próximo de 20% dos empregos atuais acabavam”, diz António Sampaio de Mattos, em entrevista ao Jornal de Negócios esta segunda-feira publicada.

“Dizem, para defender o encerramento, que no centro comercial as pessoas que trabalham não têm fins de semana. É evidente que as pessoas que trabalham nas lojas dos centros comerciais têm cinco dias de trabalho, como todos os outros portugueses”, explica.

“O que não têm é dois dias de descanso ao sábado e ao domingo. Também calha ao sábado e ao domingo, mas em rotação. Mas isto acontece com os médicos, com os enfermeiros, com os transportes, com a polícia, com uma infinidade de atividades que têm o mesmo problema”, afirma o presidente da APCC.

António Mattos lembra ainda que o encerramento ao domingo teria também impacto na faturação. “É evidente que alguma dessa não faturação poderia ser distribuída por outros dias, mas não é toda. E o domingo é o terceiro dia da semana em vendas de um centro comercial. O melhor dia é o sábado, o segundo é a sexta-feira e o terceiro é o domingo. Os outros dias da semana são piores do que estes dias”, diz.

Na mesma entrevista,António Sampaio de Mattos defende não existirem centros comerciais a mais em Portugal. “Há os centros que se ajustam à realidade. Prevejo que o aparecimento de novos terá de passar pelo fim de alguns, o que poderá acontecer”.

“O futuro próximo, atual já, será de renovações em simultâneo com ampliações nalguns casos. Há centros comerciais em Portugal que já têm 15 ou 20 anos e que precisam de ser remodelados porque o seu tempo passou. Em termos de aspeto, de visual, de decoração”, remata o responsável.

O eventual encerramento do comércio ao domingo – que inclui grandes superfícies e centros comerciais – começou a ser discutido depois de o Bispo do Porto ter defendido a iniciativa. D. Manuel Linda criticou, no fim de abril, o “novo esclavagismo da laboração contínua”. “Os países mais ricos do mundo não abrem supermercados ao domingo“.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Na grande maioria dos países dito desenvolvidos os centros comerciais estão encerrados ao domingo. Por cá vale tudo. Somos mesmo do terceiro mundo.

  2. Assim dão emprego mas destroem a relação familiar, contribuem para a violência doméstica, abandono das crianças, etc. Deviam encerrar ao domingo, ao sábado e às 21 horas nos dias de semana. Em alternativa podiam estar abertos mas … o salário fora destes horário seria x5. Implementar uma taxa de disponibilidade dos produtos + 100%. E essa taxa de 50% do volume de negócios nesse horário reverteria para a Segurança Social e resolvia-se o problema da sua sustentabilidade… Vontade politica para o fazer é que é difícil, os lobies do imobiliário e da grande distribuição não deixam… E assim assiste-se à decadência da sociedade. Vamos ter que esperar que o próprio Estado esteja em causa para pensarem nisto…….. Temos um país maravilhoso, o Povo é que não presta com os nosso políticos na linha da frente.

  3. Que grande besta ! Vai para a entrevista a cuspir numeros para o ar 20% ! Vao me dizer que 20% da populaçao trabalha em centros comerciais ah e ao Domingo!…. Isto é totalmente descabido ….eu ja vi de tudo o que me leva a crer que SOMOS mesmo um país de corruptos ….sao os bancos a inventar taxas e comissoes …sao politicos a dizer que as pessoas estao bem quando elas apresentam expressoes ao contrario …e depois temos uma peticao onde pelo que vi foi um sucesso pra fecharem os centros comerciais… e …… Nada ….nada ….e melhor fazer de conta que a petiçao nao existiu ou melhor ! Vamos todos dizer que inconstitucional …lol

RESPONDER

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …