/

“Encerramento dos centros comerciais aos domingos custaria 20% do emprego”

3

martinrp / Flickr

O presidente da Associação Portuguesa de Centro Comerciais (APCC), António Sampaio de Mattos, alerta que o encerramento de superfícies comerciais ao domingo custaria “20% dos empregos atuais”.

“O impacto [do encerramento dos centros comerciais ao domingo] seria que muito próximo de 20% dos empregos atuais acabavam”, diz António Sampaio de Mattos, em entrevista ao Jornal de Negócios esta segunda-feira publicada.

“Dizem, para defender o encerramento, que no centro comercial as pessoas que trabalham não têm fins de semana. É evidente que as pessoas que trabalham nas lojas dos centros comerciais têm cinco dias de trabalho, como todos os outros portugueses”, explica.

“O que não têm é dois dias de descanso ao sábado e ao domingo. Também calha ao sábado e ao domingo, mas em rotação. Mas isto acontece com os médicos, com os enfermeiros, com os transportes, com a polícia, com uma infinidade de atividades que têm o mesmo problema”, afirma o presidente da APCC.

António Mattos lembra ainda que o encerramento ao domingo teria também impacto na faturação. “É evidente que alguma dessa não faturação poderia ser distribuída por outros dias, mas não é toda. E o domingo é o terceiro dia da semana em vendas de um centro comercial. O melhor dia é o sábado, o segundo é a sexta-feira e o terceiro é o domingo. Os outros dias da semana são piores do que estes dias”, diz.

Na mesma entrevista,António Sampaio de Mattos defende não existirem centros comerciais a mais em Portugal. “Há os centros que se ajustam à realidade. Prevejo que o aparecimento de novos terá de passar pelo fim de alguns, o que poderá acontecer”.

“O futuro próximo, atual já, será de renovações em simultâneo com ampliações nalguns casos. Há centros comerciais em Portugal que já têm 15 ou 20 anos e que precisam de ser remodelados porque o seu tempo passou. Em termos de aspeto, de visual, de decoração”, remata o responsável.

O eventual encerramento do comércio ao domingo – que inclui grandes superfícies e centros comerciais – começou a ser discutido depois de o Bispo do Porto ter defendido a iniciativa. D. Manuel Linda criticou, no fim de abril, o “novo esclavagismo da laboração contínua”. “Os países mais ricos do mundo não abrem supermercados ao domingo“.

ZAP //

3 Comments

  1. Na grande maioria dos países dito desenvolvidos os centros comerciais estão encerrados ao domingo. Por cá vale tudo. Somos mesmo do terceiro mundo.

  2. Assim dão emprego mas destroem a relação familiar, contribuem para a violência doméstica, abandono das crianças, etc. Deviam encerrar ao domingo, ao sábado e às 21 horas nos dias de semana. Em alternativa podiam estar abertos mas … o salário fora destes horário seria x5. Implementar uma taxa de disponibilidade dos produtos + 100%. E essa taxa de 50% do volume de negócios nesse horário reverteria para a Segurança Social e resolvia-se o problema da sua sustentabilidade… Vontade politica para o fazer é que é difícil, os lobies do imobiliário e da grande distribuição não deixam… E assim assiste-se à decadência da sociedade. Vamos ter que esperar que o próprio Estado esteja em causa para pensarem nisto…….. Temos um país maravilhoso, o Povo é que não presta com os nosso políticos na linha da frente.

  3. Que grande besta ! Vai para a entrevista a cuspir numeros para o ar 20% ! Vao me dizer que 20% da populaçao trabalha em centros comerciais ah e ao Domingo!…. Isto é totalmente descabido ….eu ja vi de tudo o que me leva a crer que SOMOS mesmo um país de corruptos ….sao os bancos a inventar taxas e comissoes …sao politicos a dizer que as pessoas estao bem quando elas apresentam expressoes ao contrario …e depois temos uma peticao onde pelo que vi foi um sucesso pra fecharem os centros comerciais… e …… Nada ….nada ….e melhor fazer de conta que a petiçao nao existiu ou melhor ! Vamos todos dizer que inconstitucional …lol

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.