/

Incêndios. Empresas lesadas ainda têm que receber 55 milhões de euros do Estado

Filipe Farinha / Lusa

Quase dois anos, as empresas lesadas pelos incêndios de outubro de 2017 ainda têm de receber 55 milhões de euros de apoios aprovados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança com a notícia esta terça-feira, das 375 empresas que tiveram apoios aprovados pelo Estado, cerca de uma centena ainda não recebeu qualquer valor integrado do Programa REPOR.

O matutino escreve ainda que não há ainda data definitiva para que os valores totais das verbas sejam pagos pelo Estado.

De acordo com números da CCDRC, foram aprovados apoios às empresas afetadas pelo fogo de outubro de 2017 no valor de 104 milhões de euros. Destes, 49 milhões já foram pagos. Os valores abrangem não só as instalações, como equipamentos e maquinaria destruídos pelo fogo.

Os apoios do Estado abrangem empresas de 37 concelhos do centro do país, sendo Oliveira do Hospital o município com mais empresas a beneficiar destes apoios (97). Segue-se depois Tondela (41) e Santa Comba Dão e Oliveira de Frades (26).

Após os incêndios de 2017, a maioria das fábricas regressou aos trabalhos em instalações provisórias alguns dias após os incêndios, sendo que algumas ainda estão longe de ter as instalações prontas, recorrendo a espaços provisórios.

Tal como observa o JN, os apoios da CCDRC visam apenas 70% dos prejuízos totais, sendo o restante repostos por seguros das empresas e fundos próprios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.