Empresa sueca implanta microchips nas mãos dos funcionários

Os implantes tecnológicos ainda estão longe de serem populares, mas a Epicenter, uma empresa de Estocolmo, na Suécia, quer mostrar que o uso desses componentes eletrónicos pode melhorar o dia-a-dia dos funcionários.

Tanto é que, dos quase 2 mil funcionários presentes na companhia, 150 já circulam com microchips implantados nas suas mãos. A técnica, mais conhecida como biohacking, consiste em implantar peças eletrónicas no corpo humano para interagir com o mundo real.

No caso da Epicenter, os microchips, que têm o tamanho de um grão de arroz, são “instalados” através de uma injeção entre o polegar e indicador. O processo dura apenas alguns segundos e não causa dores.

O implante funciona através da tecnologia NFC, encontrada em smartphones e cartões de crédito. Ao ser ativado por um leitor a poucos centímetros de distância, são transmitidos dados entre as duas plataformas via ondas eletromagnéticas.

De acordo com a startup sueca, o chip é “passivo“, ou seja, guarda informações que podem ser lidas por outros dispositivos, mas não é capaz de ler essas informações.

Patrick Mesterton, diretor executivo da Epicenter, garante que os funcionários não foram obrigados a implantar o chip, mas aceitaram participar na experiência de livre vontade.

A nova tecnologia permite que os empregados possam abrir portas automaticamente e comprem produtos em máquinas automáticas.

“O maior benefício é a conveniência porque o microchip substitui várias de coisas que as pessoas já têm, como os cartões de crédito ou chaves”, destacou.

Mas, mesmo com a comodidade da tecnologia, Mesterton reconhece que modificar o corpo ao colocar este tipo de implantes pode ser um algo arriscado.

“É claro que inserir coisas assim no próprio corpo significa dar um grande passo, até mesmo para mim, que fui o primeiro a participar na experiência”, adiantou.

De acordo com Ben Libberton, microbiologista do Instituto Karolinska, em Estocolmo, os hackers mal-intencionados podem aproveitar-se deste tipo de tecnologia porque “os dados que poderiam conseguir através de um chip implantado no corpo são muito diferentes dos dados que podem extrair de um smartphone”.

“Teoricamente, é possível obter dados sobre a sua saúde, localização, quantas vezes foi trabalhar e durante quanto tempo trabalhou”, afirma Libberton.

ZAP // Canaltech

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Chamem-lhe comodidade. Eu chamo lhe “big brother” “they are watching you”. Autenticos cordeirinhos directos para a toca do lobo.

  2. Nunca esperei que fosse a Suécia das Liberdades, o primeiro pais a transformar pessoas em vacas leiteiras, onde estes chips são usados.

    • Os suecos são os chamados idiotas úteis. Que povo mais estúpido. Aceitam catervas de migrantes bárbaros que os vão colonizar e oprimir, e agoram aceitam ser marcados como gado.

  3. Ó pá, estava-se mesmo a ver que a canalha ia avançar com esta m**. Mortos por isso estavam eles. Primeiro eram os chips para detectar as criancinhas perdidas. Parece que isso não pegou e agora entraram pela madeira dentro com esta cena dos chips no local de trabalho. Até espanta que não tenha sido há mais tempo. Preparem-se para a escravatura total.

RESPONDER

Queriam definir cidade à francesa, mas Marcelo não concordou e fez-se ouvir na Academia

A Academia Francesa apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente português a nova definição da palavra cidade, mas Marcelo não esteve inteiramente de acordo, causando, segundo o próprio, um dos debates mais intensos dos mais de 350 …

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …