Empresa sueca implanta microchips nas mãos dos funcionários

Os implantes tecnológicos ainda estão longe de serem populares, mas a Epicenter, uma empresa de Estocolmo, na Suécia, quer mostrar que o uso desses componentes eletrónicos pode melhorar o dia-a-dia dos funcionários.

Tanto é que, dos quase 2 mil funcionários presentes na companhia, 150 já circulam com microchips implantados nas suas mãos. A técnica, mais conhecida como biohacking, consiste em implantar peças eletrónicas no corpo humano para interagir com o mundo real.

No caso da Epicenter, os microchips, que têm o tamanho de um grão de arroz, são “instalados” através de uma injeção entre o polegar e indicador. O processo dura apenas alguns segundos e não causa dores.

O implante funciona através da tecnologia NFC, encontrada em smartphones e cartões de crédito. Ao ser ativado por um leitor a poucos centímetros de distância, são transmitidos dados entre as duas plataformas via ondas eletromagnéticas.

De acordo com a startup sueca, o chip é “passivo“, ou seja, guarda informações que podem ser lidas por outros dispositivos, mas não é capaz de ler essas informações.

Patrick Mesterton, diretor executivo da Epicenter, garante que os funcionários não foram obrigados a implantar o chip, mas aceitaram participar na experiência de livre vontade.

A nova tecnologia permite que os empregados possam abrir portas automaticamente e comprem produtos em máquinas automáticas.

“O maior benefício é a conveniência porque o microchip substitui várias de coisas que as pessoas já têm, como os cartões de crédito ou chaves”, destacou.

Mas, mesmo com a comodidade da tecnologia, Mesterton reconhece que modificar o corpo ao colocar este tipo de implantes pode ser um algo arriscado.

“É claro que inserir coisas assim no próprio corpo significa dar um grande passo, até mesmo para mim, que fui o primeiro a participar na experiência”, adiantou.

De acordo com Ben Libberton, microbiologista do Instituto Karolinska, em Estocolmo, os hackers mal-intencionados podem aproveitar-se deste tipo de tecnologia porque “os dados que poderiam conseguir através de um chip implantado no corpo são muito diferentes dos dados que podem extrair de um smartphone”.

“Teoricamente, é possível obter dados sobre a sua saúde, localização, quantas vezes foi trabalhar e durante quanto tempo trabalhou”, afirma Libberton.

ZAP // Canaltech

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Chamem-lhe comodidade. Eu chamo lhe “big brother” “they are watching you”. Autenticos cordeirinhos directos para a toca do lobo.

  2. Nunca esperei que fosse a Suécia das Liberdades, o primeiro pais a transformar pessoas em vacas leiteiras, onde estes chips são usados.

    • Os suecos são os chamados idiotas úteis. Que povo mais estúpido. Aceitam catervas de migrantes bárbaros que os vão colonizar e oprimir, e agoram aceitam ser marcados como gado.

  3. Ó pá, estava-se mesmo a ver que a canalha ia avançar com esta m**. Mortos por isso estavam eles. Primeiro eram os chips para detectar as criancinhas perdidas. Parece que isso não pegou e agora entraram pela madeira dentro com esta cena dos chips no local de trabalho. Até espanta que não tenha sido há mais tempo. Preparem-se para a escravatura total.

RESPONDER

Marte pode ter tido dois reservatórios de água (e nenhum oceano de magma)

Meteoritos marcianos analisados por cientistas sugerem que o Planeta Vermelho pode não ter tido um oceano de magma global, ao contrário da Terra. O mesmo estudo indica que Marte recebeu água de, pelo menos, duas …

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …