Empresa reclama 1,8 milhões ao Benfica por direitos de formação que cobrou em nome do clube

jansolo09 / Flickr

Ángel Di María no Real Madrid

A empresa do director-geral do Académico de Viseu, Ramiro Sobral, está a processar a SAD do Benfica, reclamando o pagamento de cerca de 1,8 milhões de euros relativos a direitos de formação e mecanismos de solidariedade na transferência de jogadores do clube da Luz.

O processo movido pela empresa Wistfulness, de Ramiro Sobral, actual director-geral do Académico de Viseu, deu entrada no dia 7 de Abril no Juízo Central Cível de Lisboa, conforme avança o jornal A Bola.

Está em causa um contrato de prestação de serviços assinado entre a Benfica SAD e a Wistfulness para que esta empresa tratasse de cobrar os valores relativos aos direitos de formação e ao mecanismo de solidariedade da FIFA, no âmbito da transferência de jogadores do clube com idades entre os 12 e os 23 anos.

A Wistfulness terá tratado da recolha destas verbas em transferências de jogadores que passaram pelo Benfica desde 2009, nomeadamente nos casos relativos a atletas como o argentino Di María e o brasileiro David Luiz, entre outros.

No total, a empresa alega que garantiu aos cofres do Benfica cerca de 17 milhões de euros nestes 10 anos. Deste “bolo” total, a Wistfulness diz que tem direito a 10% de cada direito de formação que foi cobrado.

De acordo com as contas da empresa de Ramiro Sobral, o Benfica deve-lhe 1,8 milhões de euros.

A Wistfulness terá tratado, nomeadamente, dos processos envolvendo as transferências de Di María do Real Madrid para o Manchester United, e depois, do clube inglês para o Paris Saint-Germain (PSG), garantindo à SAD encarnada um encaixe de mais de dois milhões de euros.

Também terá sido a mesma empresa a tratar da recolha de verbas alusivas às transferências de David Luiz do Chelsea para o PSG e depois, novamente, de volta ao clube inglês. Neste processo, terá garantido verbas de mais 2 milhões de euros aos encarnados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Cumplicidade criminosa." Erdogan acusa Biden de ter sangue nas mãos

Durante décadas, Israel contou com os Estados Unidos como escudo diplomático. Agora, o apoio inabalável do país parece cada vez mais precário, com Joe Biden a ser alvo de críticas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, …

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …