Emmys 2020: “Succession” é a série do ano, “Schitt’s Creek” e “Watchmen” em destaque

Christian Monterrosa / EPA

Parte do elenco de “Succession” da HBO.

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia.

Centrada em torno de um conglomerado familiar com enorme poder nos ‘media’, a série deu a Jeremy Strong o Emmy de Melhor Ator em série dramática, pelo papel de Kendall Roy, e o criador Jesse Armstrong levou o Emmy de Melhor Argumento para série dramática.

“Watchmen” e “Schitt’s Creek” foram as duas outras grandes vencedoras da noite, ao levarem as distinções mais cobiçadas nas categorias de Minissérie e Série de Comédia, respetivamente.

Numa noite atípica apresentada por Jimmy Kimmel, os nomeados estavam ligados de forma remota aos ecrãs do Staples Center e as estatuetas foram sendo entregues por estafetas. Algumas categorias foram apresentadas ao vivo por celebridades e outras por desconhecidos com profissões essenciais, como médicos, enfermeiros e professores.

“Bem vindos aos ‘Pand-emmys’”, saudou Jimmy Kimmel no início da noite, abrindo uma cerimónia de três horas com inúmeras referências à crise sanitária que mantém Hollywood em suspenso, mais de seis meses depois do início do confinamento.

A cerimónia não teve grandes surpresas, mas houve algumas vitórias históricas: “Watchmen”, da HBO, fez história ao ser a primeira adaptação de uma banda desenhada a vencer na categoria de Melhor Minissérie.

Liderando as nomeações (num total de 26), a minissérie de nove episódios foi coroada em detrimento de outra das favoritas, “Mrs. America”, e também deixou para trás “Unbelievable”, “Little Fires Everywhere” e “Unorthodox”.

Cord Jefferson e Damon Lindelof receberam o Emmy de Melhor Argumento para minissérie e “Watchmen” rendeu ainda dois prémios de representação: Regina King levou o Emmy de Melhor Atriz em minissérie e Yahya Abdul-Mateen II levou a estatueta de Melhor Ator Secundário em minissérie. No total, recebeu 11 prémios, incluindo fotografia e música.

Nas séries de comédia, foi “Schitt’s Creek” que conseguiu o domínio absoluto. A série canadiana da Pop TV, que também está disponível no Netflix, venceu todas as categorias importantes deste género – Melhor Série de Comédia, Melhor Ator (Eugene Levy), Melhor Atriz (Catherine O’Hara), Melhor Ator Secundário e Melhor Realização (Dan Levy) e Melhor Atriz Secundária (Annie Murphy).

Para trás ficaram “Dead to Me”, “The Marvelous Mrs. Maisel”, “The Kominsky Method”, “The Good Place”, “Curb Your Enthusiasm”, “What We do in the Shadows” e “Insecure”. Foi a primeira vez que uma série canadiana venceu a categoria de topo.

Na representação, Zendaya tornou-se na atriz mais jovem a receber o Emmy de Melhor Atriz em série dramática, por “Euphoria”, da HBO. A atriz de 24 anos estava nomeada com Olivia Colman (“The Crown”), Jennifer Aniston (“The Morning Show”), Laura Linney (“Ozark”) e Sandra Oh e Jodie Comer (“Killing Eve”).

Julia Garner deu a “Ozark” a única vitória nas categorias mais importantes, recebendo o Emmy de Melhor Atriz Secundária em série dramática. Mark Ruffalo levou o prémio de Melhor Ator em série dramática, por “I Know this much is true”, ultrapassando os veteranos Jeremy Irons (“Watchmen”) e Hugh Jackman (“Bad Education”).

Ainda no género dramático, Billy Crudup foi considerado o Melhor Ator Secundário pelo papel em “The Morning Show”, a única distinção angariada pela Apple TV+ nas principais categorias.

Já “Mrs. America” (canal FX), que teve muito boas críticas, deu a Uzo Aduba o Emmy de Melhor Atriz Secundária em minissérie, superando Jean Smart em “Watchmen”.

No género de Melhor série de variedades, talk show, “Last Week Tonight with John Oliver”, da HBO, foi novamente consagrada.

Lista dos vencedores nas principais categorias:

Melhor série dramática:
“Succession”, HBO

Melhor série de comédia:
“Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor minissérie:
“Watchmen”, HBO

Melhor filme para televisão:
“Bad Education”, HBO

Melhor série de Variedades, talk show:
“Last Week Tonight With John Oliver”, HBO

Melhor série de Variedades, sketch:
“Saturday Night Live”, NBC

Melhor ator em série dramática:
Jeremy Strong, “Succession”, HBO

Melhor atriz em série dramática:
Zendaya, “Euphoria”, HBO

Melhor ator em série de comédia:
Eugene Levy, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor atriz em série de comédia:
Catherine O’Hara, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor ator em minissérie ou filme para televisão:
Mark Ruffalo, “I Know This Much Is True”, HBO

Melhor atriz em minissérie ou filme para televisão:
Regina King, “Watchmen”, HBO

Melhor ator secundário em série dramática:
Billy Crudup, “The Morning Show”, Apple TV+

Melhor atriz secundária em série dramática:
Julia Garner, “Ozark”, Netflix

Melhor ator secundário em série de comédia:
Daniel Levy, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor atriz secundária em série de comédia:
Annie Murphy, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor ator secundário em minissérie ou filme para televisão:
Yahya Abdul-Mateen II, “Watchmen”, HBO

Melhor atriz secundária em minissérie ou filme para televisão:
Uzo Aduba, “Mrs. America”, FX

Melhor realização em série dramática:
Andrij Parekh, “Succession”, HBO

Melhor realização em série de comédia:
Andrew Cividino e Daniel Levy, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor realização em minissérie ou filme para televisão:
Maria Schrader, “Unorthodox”, Netflix

Melhor escrita para série dramática:
Jesse Armstrong, “Succession”, HBO

Melhor escrita para série de comédia:
Daniel Levy, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor argumento para minissérie ou filme:
Damon Lindelof e Cord Jefferson, “Watchmen”, HBO

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …