Emmys 2020: “Succession” é a série do ano, “Schitt’s Creek” e “Watchmen” em destaque

Christian Monterrosa / EPA

Parte do elenco de “Succession” da HBO.

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia.

Centrada em torno de um conglomerado familiar com enorme poder nos ‘media’, a série deu a Jeremy Strong o Emmy de Melhor Ator em série dramática, pelo papel de Kendall Roy, e o criador Jesse Armstrong levou o Emmy de Melhor Argumento para série dramática.

“Watchmen” e “Schitt’s Creek” foram as duas outras grandes vencedoras da noite, ao levarem as distinções mais cobiçadas nas categorias de Minissérie e Série de Comédia, respetivamente.

Numa noite atípica apresentada por Jimmy Kimmel, os nomeados estavam ligados de forma remota aos ecrãs do Staples Center e as estatuetas foram sendo entregues por estafetas. Algumas categorias foram apresentadas ao vivo por celebridades e outras por desconhecidos com profissões essenciais, como médicos, enfermeiros e professores.

“Bem vindos aos ‘Pand-emmys’”, saudou Jimmy Kimmel no início da noite, abrindo uma cerimónia de três horas com inúmeras referências à crise sanitária que mantém Hollywood em suspenso, mais de seis meses depois do início do confinamento.

A cerimónia não teve grandes surpresas, mas houve algumas vitórias históricas: “Watchmen”, da HBO, fez história ao ser a primeira adaptação de uma banda desenhada a vencer na categoria de Melhor Minissérie.

Liderando as nomeações (num total de 26), a minissérie de nove episódios foi coroada em detrimento de outra das favoritas, “Mrs. America”, e também deixou para trás “Unbelievable”, “Little Fires Everywhere” e “Unorthodox”.

Cord Jefferson e Damon Lindelof receberam o Emmy de Melhor Argumento para minissérie e “Watchmen” rendeu ainda dois prémios de representação: Regina King levou o Emmy de Melhor Atriz em minissérie e Yahya Abdul-Mateen II levou a estatueta de Melhor Ator Secundário em minissérie. No total, recebeu 11 prémios, incluindo fotografia e música.

Nas séries de comédia, foi “Schitt’s Creek” que conseguiu o domínio absoluto. A série canadiana da Pop TV, que também está disponível no Netflix, venceu todas as categorias importantes deste género – Melhor Série de Comédia, Melhor Ator (Eugene Levy), Melhor Atriz (Catherine O’Hara), Melhor Ator Secundário e Melhor Realização (Dan Levy) e Melhor Atriz Secundária (Annie Murphy).

Para trás ficaram “Dead to Me”, “The Marvelous Mrs. Maisel”, “The Kominsky Method”, “The Good Place”, “Curb Your Enthusiasm”, “What We do in the Shadows” e “Insecure”. Foi a primeira vez que uma série canadiana venceu a categoria de topo.

Na representação, Zendaya tornou-se na atriz mais jovem a receber o Emmy de Melhor Atriz em série dramática, por “Euphoria”, da HBO. A atriz de 24 anos estava nomeada com Olivia Colman (“The Crown”), Jennifer Aniston (“The Morning Show”), Laura Linney (“Ozark”) e Sandra Oh e Jodie Comer (“Killing Eve”).

Julia Garner deu a “Ozark” a única vitória nas categorias mais importantes, recebendo o Emmy de Melhor Atriz Secundária em série dramática. Mark Ruffalo levou o prémio de Melhor Ator em série dramática, por “I Know this much is true”, ultrapassando os veteranos Jeremy Irons (“Watchmen”) e Hugh Jackman (“Bad Education”).

Ainda no género dramático, Billy Crudup foi considerado o Melhor Ator Secundário pelo papel em “The Morning Show”, a única distinção angariada pela Apple TV+ nas principais categorias.

Já “Mrs. America” (canal FX), que teve muito boas críticas, deu a Uzo Aduba o Emmy de Melhor Atriz Secundária em minissérie, superando Jean Smart em “Watchmen”.

No género de Melhor série de variedades, talk show, “Last Week Tonight with John Oliver”, da HBO, foi novamente consagrada.

Lista dos vencedores nas principais categorias:

Melhor série dramática:
“Succession”, HBO

Melhor série de comédia:
“Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor minissérie:
“Watchmen”, HBO

Melhor filme para televisão:
“Bad Education”, HBO

Melhor série de Variedades, talk show:
“Last Week Tonight With John Oliver”, HBO

Melhor série de Variedades, sketch:
“Saturday Night Live”, NBC

Melhor ator em série dramática:
Jeremy Strong, “Succession”, HBO

Melhor atriz em série dramática:
Zendaya, “Euphoria”, HBO

Melhor ator em série de comédia:
Eugene Levy, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor atriz em série de comédia:
Catherine O’Hara, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor ator em minissérie ou filme para televisão:
Mark Ruffalo, “I Know This Much Is True”, HBO

Melhor atriz em minissérie ou filme para televisão:
Regina King, “Watchmen”, HBO

Melhor ator secundário em série dramática:
Billy Crudup, “The Morning Show”, Apple TV+

Melhor atriz secundária em série dramática:
Julia Garner, “Ozark”, Netflix

Melhor ator secundário em série de comédia:
Daniel Levy, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor atriz secundária em série de comédia:
Annie Murphy, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor ator secundário em minissérie ou filme para televisão:
Yahya Abdul-Mateen II, “Watchmen”, HBO

Melhor atriz secundária em minissérie ou filme para televisão:
Uzo Aduba, “Mrs. America”, FX

Melhor realização em série dramática:
Andrij Parekh, “Succession”, HBO

Melhor realização em série de comédia:
Andrew Cividino e Daniel Levy, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor realização em minissérie ou filme para televisão:
Maria Schrader, “Unorthodox”, Netflix

Melhor escrita para série dramática:
Jesse Armstrong, “Succession”, HBO

Melhor escrita para série de comédia:
Daniel Levy, “Schitt’s Creek”, Pop TV

Melhor argumento para minissérie ou filme:
Damon Lindelof e Cord Jefferson, “Watchmen”, HBO

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …

Braga faz testes gratuitos a quem trabalhou em Lisboa

As autoridades de Braga estão a proporcionar testes gratuitos de despistagem da covid-19 a trabalhadores do concelho que tenham estado a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, indicaram hoje os promotores da iniciativa. Os testes realizam-se …