/

Emigrar? A maioria dos nossos jovens diz “sim”

1

Mais de metade dos jovens portugueses estão dispostos a sair do país, em busca de melhores condições de vida e trabalho. Os jovens querem carreiras que não comprometam o tempo livre e a vida pessoal. 

Uma sondagem a ser divulgada pela Universidade Católica Portuguesa, na próxima terça-feira, revelou que a maioria dos jovens portugueses, entre os 18 e os 35 anos, pensa em emigrar.

De acordo com o estudo” Os Jovens e o Mundo do Trabalho”, a que a RTP teve acesso, são 55% aqueles que estão dispostos a sair do país, em busca de melhores condições de vida e trabalho. Destes, 47% gostaria de permanecer fora por um longo período de tempo.

Ganhar mais é mesmo a motivação mais forte dos jovens que pensam emigrar. Em Portugal, um terço dos jovens (33%) ganham menos de 1000 euros.

Apesar do facto anterior, o mesmo estudo revelou que os jovens portugueses preferem progressão na carreira do que melhores salários – valorizando, como nota o jornal Público, o emprego estável.

Além da resposta “ter mais dinheiro disponível” – que surge destacadamente como principal motivação de uma eventual saída do país – surgem também fatores como “descobrir coisas novas”; “ter um trabalho mais interessante”; “ter melhores serviços sociais e de saúde” e “ter um emprego mais estável”.

O estudo – que incidiu em 964 jovens residentes em Portugal – também conclui que os jovens querem carreiras profissionais que não comprometam o tempo livre e a vida pessoal.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.