A empresa aeronáutica brasileira Embraer apresentou, este domingo, o primeiro protótipo em escala real de uma aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical (eVTOL). Vai ser utilizada para realizar serviços de táxi aéreo urbano.
A Embraer revelou o primeiro protótipo em escala real do táxi aéreo urbano, na 45ª edição do Farnborough Air Show, no Reino Unido, por meio da Eve Air Mobility – a marca da Embraer para o segmento de mobilidade aérea urbana.
O eVTOL foi produzido na unidade da fabricante brasileira em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo, no sudeste do Brasil.
O eVTOL vai agora passar por testes para avaliar os aspetos operacionais, o desempenho e os dispositivos de segurança para, posteriormente, avançar para a sua certificação nos órgãos reguladores.
“Este é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação”, afirmou o diretor executivo da Eve, Johann Bordais, citado em comunicado.
“À medida que direcionamos a nossa atenção para a preparação de uma campanha de testes rigorosa, não estaremos apenas a criar uma aeronave, mas sim a construir um ecossistema abrangente de soluções que moldarão o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada”, acrescentou.
Eve announced today at @FIAFarnborough a significant advancement in the assembly of its first full-scale eVTOL prototype. The company unveiled the aircraft being built in the Embraer test facility of Gavião Peixoto. Read: https://t.co/uQVj1gGpqk #MobilityReimagined #FIA2024 pic.twitter.com/KqmFccQHz7
— Eve Air Mobility (@EveAirMobility) July 21, 2024
O dispositivo da Eve utiliza configuração de descolagem e cruzeiro “com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para o estágio de cruzeiro sem necessidade de componentes de transição em voo”, explicou.
Também inclui uma hélice movida por motores elétricos duplos, o que reduz os custos operacionais e o ruído, acrescentou.
“Estamos a criar soluções para moldar o futuro do setor de mobilidade aérea avançada”, disse Bordais.
A Embraer é a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo e líder de mercado em aeronaves para voos regionais comerciais e executivos, mas também atua nos segmentos agrícola e de defesa.
Desde a sua fundação em 1969, já entregou mais de 8.000 aeronaves, segundo dados da empresa.
ZAP // Lusa