Em Espanha já se pagam taxas por levantar dinheiro no Multibanco

Pranav Bhatt / Flickr

O Banco Santander anunciou que vai passar a cobrar taxas aos seus não clientes pelos levantamentos de dinheiro nas suas caixas Multibanco. Uma medida que se aplica apenas em Espanha, onde vários bancos já decidiram cobrar estas comissões.

O Caixabank já cobra dois euros aos não clientes que levantem dinheiro nos Multibancos colocados nas suas agências e o BBVA vai fazer o mesmo a partir de Setembro, tal como revela agora o Banco Santander.

Actualmente, o Santander cobra cerca de 60 cêntimos à entidade emissora dos cartões e ao não cliente cobra em função do dinheiro que levantar. Mas, a partir de finais de Setembro ou princípios de Outubro, será aplicada uma taxa fixa de dois euros nesses levantamentos.

O conselheiro delegado do Santander justifica a medida com o alto custo da instalação e da manutenção das caixas Multibanco.

A medida não tem efeitos em Portugal, dada a legislação que protege os consumidores, criada em 2010, que impossibilita as entidades bancárias de cobrarem taxas aos clientes pelos levantamentos de dinheiro no Multibanco.

Para que os banco portugueses pudessem cobrar taxas no Multibanco, seria necessária uma alteração de legislação, aprovada no Parlamento.

Em Espanha, estas taxas não são consensuais e não agradam às Associações de Direitos do Consumidor, nem ao Banco de Espanha. O jornal El País anuncia que a Comissão Nacional dos Mercados e da Competência e os organismos da União Europeia estão a investigar o contexto de aplicação das mesmas.

Logo que Santander, BBVA e Caixabank apliquem as taxas, 44% do total de Multibancos em Espanha passarão a estar abrangidos, conforme dados divulgados pelo El País.

Entretanto, o Banco Sabadell também já anunciou que está a estudar a hipótese de aplicar estas comissões, enquanto o Bankia frisou que não pensa fazê-lo, para já.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Vira o disco e toca o mesmo. E o Santander, que teve lucros astronómicos, pelos vistos é o mais necessitadinho. O mal é se a moda pega. Os nossos já devem estar a esfregar as “manápolas” e não tarda a lei vai ser alterada porque é em benefício dos abutres.

  2. Façam-lhes o favor e levantem tudo o que puderem pois aí eles aprendem. Peçam ao vosso patrão que vos pague em numerário. E quando o dinheiro não estiver nos bancos talvez eles percebam que precisam é de nos pagar para o pormos lá.
    Assim a normalidade volta aos juros e desaparecem as comissões.

  3. Em França, Itália, Espanha, Grécia, haverá muito €uro fora do circuito bancário… E em Portugal, o pouco que há qualquer dia passa a residir de baixo do colchão à antiga

  4. Os bancos que tudo nos cobram, são os primeiros a serem socorridos com o dinheiro dos nossos impostos, quando as coisas lhes correm mal. Nisto inclui-se a gestão danosa que nunca é punida. Se for uma empresa privada, ninguém lhe acode. Vai à falência e pronto. CAMBADA DE SANGUESSUGAS.

  5. Não sei porque razão passam a vida a culpar os bancos e o governo, quando o zé povinho por muito que os roubem, continuam a lá meter os eurinhos, diariamente o povo tem mais e melhor informação no dia a dia, porque raio então metem e deixam lá o dinheiro para que outros o usem em proveito próprio?, sem conflitos, cumprimentos.

  6. Só haverá uma forma de lutar contra a “cartelização” bancária: será os clientes retirarem ou congelarem as contas de forma a encostar os bancos á parede. É o nosso dinheiro que os faz mover. É difícil , mas não acho utópico e a pressão passará por situações que não andarão longe desta imagem. Haverá uma entidade se não cá, noutro lado, onde possamos confiar e aí obrigará deveras a verdadeira concorrência interbancária.

RESPONDER

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …

Nenhum rohingya se apresentou para sair do Bangladesh e regressar a Myanmar

O Comissário para os Refugiados, Assistência e Repatriamento do Bangladesh, Abul Kalam, disse na quinta-feira que nenhum rohingya se apresentou para regressar a Myanmar (antiga Birmânia) numa segunda tentativa de repatriamento da etnia muçulmana. Numa conferência …

No ano letivo passado, houve nove denúncias de praxes abusivas

A linha de denúncias de praxes abusivas e violentas recebeu no passado ano letivo nove queixas relativas a agressões entre alunos que aconteceram, na sua maioria, em instituições de Ensino Superior do norte do país. A …

Motorista de autocarro apanhado a ver filme enquanto conduz 30 passageiros para Lisboa

As imagens de um motorista de autocarro que foi gravado a ver um filme, enquanto estará a conduzir o veículo com 30 passageiros, de Coimbra até Lisboa, estão a gerar burburinho e preocupações de segurança …

Alexei Navalny libertado da prisão

O principal opositor do Kremlin foi libertado da prisão, esta sexta-feira, depois de cumprir uma pena de 30 dias por apelos à participação num grande movimento de protestos que tem agitado Moscovo. Alexei Navalny saiu da …

André Silva e João Mário na mira do Sporting

Os dois jogadores portugueses, atualmente a jogar em Itália, estão na mira dos leões. O mercado de transferências fecha no próximo dia 2 de setembro. O avançado André Silva, atualmente a jogar no AC Milan, está …

Há uma zona do país que esteve acima do limiar de concentração de ozono

A zona da Reboleira, no concelho da Amadora, excedeu esta quinta-feira o limiar de concentração de ozono entre as 17h e as 18h, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale …

Irão revela novo sistema de defesa antiaérea de fabrico nacional

O Irão revelou na quinta-feira o seu novo sistema de defesa antiaérea de fabrico nacional, o "Bavar-373", num contexto de tensão crescente com os Estados Unidos (EUA). Este é o primeiro sistema de mísseis antiaéreos …