Em 2025, teremos humanos a caminhar novamente na Lua

NASA

O astronauta Eugene Cernan, o último homem na Lua

Missão Artemis III da NASA terá a SpaceX, de Elon Musk, como parceira.

É um regresso muito antecipado pelos amantes da astronomia e do Espaço no geral. Os humanos já têm data para voltarem à Lua, de acordo com a NASA. A agência espacial norte-americana anunciou os seus planos mais recentes para a missão Artemis III, os quais passam pelo regresso do Homem à Lua pela primeira vez em 50 anos e a exploração de uma área nunca antes visitada: o polo Sul lunar.

A missão será integrada por quatro astronautas, os quais serão lançados para o Espaço por via do Space Launch System (SLS) na cápsula Orion. Esta estrutura vai levar os astronautas até uma parte específica da órbita luna: órbita de halo quase rectilínea (NRHO).

Segundo o IFL Science, este segmento celestial ao redor da Lua permite estar em constante contactom com a Terra e poderá vir a ser, em breve, a localização do Portal Lunar, uma nova estação espacial que funcionará como base para viagens à Lua (e até a Marte).

Um fator importante a considerar para o sucesso da missão é o Starship da SpaceX. Há alguns anos, a NASA assinou um contrato com a empresa de Elon Musk para a produção e fornecimento de um aterrador lunar, com a dúvida atual a ser se a SpaceX conseguirá, ou não, ir ao encontro dos padrões de exigência estabelecidos pela agência norte-americana — sendo ainda expectável que proceda a um teste não tripulado na superfície lunar antes de ser usado na Artemis III.

Até agora, aponta o mesmo site, o Starship ainda não foi sujeito a um teste em órbita, o que deve acontecer nos próximos meses. A estrutura vai partir da Terra de forma distinta.

Irá ser lançada e primeiro encontrar-se com um depósito de combustível orbital que lhe dará energia suficiente para chegar à Lua e depois trazer os astronautas de e para a Lua. A Orion e o Starship reunir-se-ão na NRHO. Dois astronautas irão, nessa fase, transferir-se para o Starship e aterrar na Lua.

O Pólo Sul lunar terá um aspecto muito diferente das regiões equatoriais visitadas pelos astronautas da Apollo. Por exemplo, o Sol estará baixo no horizonte, pelo que a exploração será auxiliada por faróis e novos fatos de superfície mais móveis que estão a ser concebidos.. Outra diferença entre a exploração face a explorações anteriores é que a futura missão passará vários dias na superfície da Lua. Esses dias serão utilizados para a recolha de amostras, topografias e muito mais.

Após a breve estada na Lua, a Starship vai voltar a voar para Orion. Os quatro astronautas vão reunir-se e, aí, iniciarão a viagem de regresso a casa antes de aterrarem no Pacífico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.