Em dois anos poderá haver bebés com três pais

Marcello Casal Jr. / ABr

De acordo com cientistas britânicos, dentro de dois anos será possível que um bebé tenha o material genético de duas mães e um pai.

A técnica, chamada doação mitocondrial, está a ser desenvolvida como uma forma de prevenir doenças fatais causadas por danos às mitocôndrias, células passadas da mãe para o bebé e que fornecem energia para o organismo.

Um em cada 6,5 mil bebés nasce com sérios problemas mitocondriais. Sem energia suficiente, os bebés apresentam musculatura fraca, cegueira e problemas cardíacos. Em alguns casos, a condição pode levar ao óbito.

As autoridades britânicas estão já a estudar mudanças nas lei de forma a regulamentar as técnicas de fertilização para tornar esta prática legal.

Os especialistas dizem não haver indicadores de que os dois métodos em estudo sejam inseguros, mas mais testes devem ainda ser feitos.

Testes finais

Cientistas reunidos pela Autoridade em Embriologia e Fertilização Humana (HFEA), do Reino Unido, avaliaram duas técnicas que usam o material genético de três pessoas – dos pai e mãe do bebé e de uma segunda mulher com mitocôndrias saudáveis.

“Tudo aponta para que a direção que estamos a seguir seja segura, mas não sabemos o que há depois da esquina. Por isso, temos de ser cuidadosos”, disse um dos cientistas convocados pela HFEA, Robin Lovell-Badge, do Conselho de Pesquisa Médica.

No seu relatório, a HFEA requisitou testes finais antes que as duas técnicas em estudo sejam colocadas em prática.

Serão verificados o risco para a criança e se é melhor usar células reprodutivas humanas, como óvulos e esperma, ou embriões.

“Acho que dois anos não é uma má estimativa”, afirma Lovell-Badge. “É o tempo que levaremos a realizar os testes adicionais.”

O cientista Andy Greenfield, que liderou o grupo de investigadores reunidos pela HFEA, disse que avaliar a segurança do método “não é assim tão simples”.

“Só saberemos se estas técnicas são seguras para humanos depois de as testarmos de facto em humanos e de termos o nascimento de um bebé saudável”, afirmou.

ZAP/ BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Novo instrumento pode vir a detetar plantas em mundos alienígenas distantes

Um novo instrumento ótico capaz de detetar plantas a quilómetros de distância, devido à maneira única como os seres vivos refletem a luz, poderia ajudar na busca de vida no Universo distante. O protótipo do dispositivo …

Insight da NASA prepara-se para medir a temperatura interior de Marte

O "lander" InSight da agência espacial norte-americana colocou o seu segundo instrumento na superfície de Marte. Novas imagens confirmam que o HP3 (Heat Flow and Physical Properties Package) foi implantado com sucesso no dia 12 …

China proíbe estrangeiros de visitarem o Tibete em março

A China está a proibir o acesso de estrangeiros ao Tibete, durante o mês de março, quando se celebra um par de aniversários sensíveis que questionam a legitimidade da soberania chinesa naquela região dos Himalaias. Segundo …

Editor de jornal do Alabama apela a Ku Klux Klan para enforcar democratas

“É tempo de o KKK voltar a atacar à noite”. É desta forma que começa um editorial escrito pelo diretor do The Democrat-Reporter, jornal do Alabama, e que está a provocar polémica nos Estados Unidos. No …

Bastonária dos Enfermeiros solidária com líder sindical em greve de fome

A bastonária dos enfermeiros foi manifestar solidariedade para com o presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros, que entrou em greve de fome, e alertou para o risco de radicalização da luta dos enfermeiros. Ana Rita Cavaco …

PS, Bloco, PCP e PAN chumbam moção de censura do CDS-PP

A moção de censura do CDS-PP ao Governo foi hoje "chumbada" pelas bancadas do PS, BE, PCP, Verdes e PAN, contando com votos favoráveis dos democratas-cristãos e do PSD. Também o deputado não inscrito Paulo Trigo …

Câmara de Lisboa tem 18 casas para acolher vítimas de violência doméstica

A vereadora da Habitação na Câmara de Lisboa, Paula Marques, revelou que existem 18 habitações municipais para vítimas de violência de género, sendo ainda critério de discriminação positiva na atribuição de habitação municipal. "Há 18 casas …

Soldados russos proibidos de usar smartphones e redes sociais

Os soldados russos a cumprirem missões fora do país deixarão de poder levar consigo smartphones, tablets ou portáteis, proibição a que se junta a interdição de partilharem na Internet fotografias ou informação sobre a sua …

Justiça ordena compensação a habitantes de Fukushima

A justiça japonesa ordenou o pagamento de uma indemnização equivalente a 3,4 milhões de euros a residentes forçados a abandonar as suas casas no nordeste do Japão após o acidente nuclear de Fukushima, em 2011. O …

Londres vai tirar cidadania a britânica que integrou Estado Islâmico

Um advogado da família de Shamima Begum, a britânica que deixou Londres há quatro anos para se juntar ao grupo jihadista autoproclamado Estado Islâmico, revelou que o governo do Reino Unido pretende revogar o passaporte. O …