Em dois anos poderá haver bebés com três pais

Marcello Casal Jr. / ABr

De acordo com cientistas britânicos, dentro de dois anos será possível que um bebé tenha o material genético de duas mães e um pai.

A técnica, chamada doação mitocondrial, está a ser desenvolvida como uma forma de prevenir doenças fatais causadas por danos às mitocôndrias, células passadas da mãe para o bebé e que fornecem energia para o organismo.

Um em cada 6,5 mil bebés nasce com sérios problemas mitocondriais. Sem energia suficiente, os bebés apresentam musculatura fraca, cegueira e problemas cardíacos. Em alguns casos, a condição pode levar ao óbito.

As autoridades britânicas estão já a estudar mudanças nas lei de forma a regulamentar as técnicas de fertilização para tornar esta prática legal.

Os especialistas dizem não haver indicadores de que os dois métodos em estudo sejam inseguros, mas mais testes devem ainda ser feitos.

Testes finais

Cientistas reunidos pela Autoridade em Embriologia e Fertilização Humana (HFEA), do Reino Unido, avaliaram duas técnicas que usam o material genético de três pessoas – dos pai e mãe do bebé e de uma segunda mulher com mitocôndrias saudáveis.

“Tudo aponta para que a direção que estamos a seguir seja segura, mas não sabemos o que há depois da esquina. Por isso, temos de ser cuidadosos”, disse um dos cientistas convocados pela HFEA, Robin Lovell-Badge, do Conselho de Pesquisa Médica.

No seu relatório, a HFEA requisitou testes finais antes que as duas técnicas em estudo sejam colocadas em prática.

Serão verificados o risco para a criança e se é melhor usar células reprodutivas humanas, como óvulos e esperma, ou embriões.

“Acho que dois anos não é uma má estimativa”, afirma Lovell-Badge. “É o tempo que levaremos a realizar os testes adicionais.”

O cientista Andy Greenfield, que liderou o grupo de investigadores reunidos pela HFEA, disse que avaliar a segurança do método “não é assim tão simples”.

“Só saberemos se estas técnicas são seguras para humanos depois de as testarmos de facto em humanos e de termos o nascimento de um bebé saudável”, afirmou.

ZAP/ BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Utentes da Soflusa estão “cansados” de constantes supressões

Os utentes da Soflusa mostraram-se esta segunda-feira "cansados" das constantes supressões das ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, que estão hoje a acontecer durante todo o dia devido à falta de mestres. "Já estou a …

Banco Alimentar recolhe 1.605 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.605 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, anunciou a presidente do Banco Alimentar contra …

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …

Neurocirurgia do Hospital de São João deixa os contentores ao fim de 12 anos

O novo serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, está a funcionar desde este sábado. Ao fim de 12 anos, os serviços de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, deixaram de …

Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …