O empresário Elon Musk, de 49 anos, revelou este fim de semana, no Saturday Night Live (SNL), que tem síndrome de Asperger.
Musk foi convidado para apresentar o Saturday Night Live – um papel cobiçado que já foi preenchido por uma série de celebridades desde o início do programa na década de 1970. Entre eles estão Adele, Chris Rock, Ringo Starr e Will Ferrell.
“Nem sempre tenho muita entoação ou variação na forma como falo… o que me disseram é uma ótima comédia”, brincou no seu monólogo de abertura, citado pela BBC. “Na verdade, estou a fazer história esta noite como a primeira pessoa com Asperger a apresentar o SNL.”
O comentário gerou uma salva de palmas da plateia do estúdio. Acredita-se que seja a primeira vez que Musk fala sobre a sua condição.
Musk, que tem mais de 53 milhões de seguidores no Twitter, também brincou sobre o uso das redes sociais, tendo já enfrentado críticas e até ameaças legais por causa dos seus tweets.
“Eu sei que, às vezes, digo ou publico coisas estranhas, mas é assim que o meu cérebro funciona”, disse. “Para qualquer um que tenha ficado ofendido, só quero dizer que reinventei os carros elétricos e estou a mandar pessoas para Marte num foguetão. Achou que também seria um homem normal e tranquilo?”.
O multimilionário também brincou com o nome incomum do filho, X Æ A-12 Musk. “É pronunciado como um gato a correr pelo teclado”, disse Musk.
A síndrome de Asperger é uma deficiência que afeta as pessoas de formas diferentes, podendo, por exemplo, fazer com que tenham dificuldade em interpretar a linguagem verbal e não verbal e com que precisem de mais tempo para processar informações.
Além disso, podem ter dificuldades a expressar os seus sentimentos de forma convencional.
Muitas pessoas com síndrome de Asperger têm interesses intensos e altamente focados.