//

Está na hora: Elon Musk quer construir um robô gigante

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O mais recente plano do fundador da Tesla e da SpaceX é construir um “mecha”, um robô ou veículo mecanizado gigante de ficção científica com braços e pernas móveis.

Elon Musk revelou no Twitter ser fã de filmes de animação japoneses. Depois de ter partilhado este seu gosto na rede social, e depois de já ter carros elétricos, naves espaciais e até a sua própria tequila, o empresário decidiu dar o próximo passo: criar um mecha.

O nome, que se pronuncia “meca” é usado em desenhos animados japoneses de guerra e refere-se a qualquer tipo de máquina importante, desde armas espaciais a naves. No entanto, no ocidente, é usado particularmente para falar de robôs gigantes com características humanoides, com um piloto humano no interior.

E parece que está na hora de criar um mecha.

Segundo o Motor24, criar um robô desta envergadura já tem sido proposto nos últimos tempos. Aliás, alguns protótipos foram já apresentados, ainda que com o movimento limitado. É o exemplo do robô Hankook, que já foi pilotado por Jeff Bezos, fundador da Amazon.

Há, todavia, limitações tecnológicas inerentes, como a quantidade de energia necessária para o movimento constante ou o tipo de inteligência artificial capaz de transformar cada ordem do piloto num movimento útil.

Se Musk tentar concretizar este seu sonho, poderá fazê-lo através da Boring Company, uma empresa criada para fazer túneis debaixo das cidades mas que ficou conhecida pelo seu lança-chamas. Esperemos pelos próximos episódios desta série que pode estar prestes a tornar-se realidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.