11 minutos e 11 segundos: o futuro da realidade aumentada no novo projeto da Syfy

“Eleven Eleven” é o novo projeto de storytelling da Syfy. A realidade virtual e realidade aumentada são as suas principais características que prometem hipnotizar a audiência. A estreia está prevista para maio.

O projeto vem na linha de “Black Mirror: Bandersnatch”, da Netflix, que estreou na plataforma digital no ano passado. Para quem não conhece, o conceito é relativamente simples. É uma história, em formato de short movie, na qual somos capazes de tomar decisões, que têm influência no decorrer da ação. Há vários finais diferentes, que variam de acordo com as decisões tomadas.

Eleven Eleven fez a sua estreia esta semana no SXSW, um festival de cinema no estado de Texas, nos Estados Unidos. O projeto terá um lançamento limitado ao público em maio deste ano.

Com uma narrativa de seis histórias que se interligam, Eleven Eleven conta a história apocalítica de um planeta chamada Kairos Linea, no qual são retratados os últimos 11 minutos e 11 segundos da sua existência — daí o nome do projeto. Neste cenário, o planeta está prestes a ser bombardeado enquanto que os seus líderes planeiam a fuga.

Cada uma das seis histórias segue um habitante diferente, desde um barman ciborgue a uma líder corporativa sem escrúpulos. O espetador pode mover-se livremente pela cidade, sem necessidade de seguir qualquer tipo de guião ou trajeto. Há ainda a possibilidade de recuar ou avançar no tempo, para perceber como todas as histórias individuais se conectam.

De acordo com o The Verge, este modelo, apesar de altamente aliciante, não é algo novo. Tacoma é um videojogo, lançado em 2017, que assenta na mesma premissa de Eleven Eleven. Ao contrário do projeto da Syfy, no qual o jogador é um mero observador, em Tacoma faz parte da história no papel de um investigador.

Segundo o Hollywood Reporter, Eleven Eleven pode não estar disponível a todos. O lançamento está previsto para plataformas de realidade virtual e realidade aumentada mobile, mas a sua distribuição poderá ser feita através da Sky VR — geralmente disponível apenas para clientes da Sky.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …