11 minutos e 11 segundos: o futuro da realidade aumentada no novo projeto da Syfy

“Eleven Eleven” é o novo projeto de storytelling da Syfy. A realidade virtual e realidade aumentada são as suas principais características que prometem hipnotizar a audiência. A estreia está prevista para maio.

O projeto vem na linha de “Black Mirror: Bandersnatch”, da Netflix, que estreou na plataforma digital no ano passado. Para quem não conhece, o conceito é relativamente simples. É uma história, em formato de short movie, na qual somos capazes de tomar decisões, que têm influência no decorrer da ação. Há vários finais diferentes, que variam de acordo com as decisões tomadas.

Eleven Eleven fez a sua estreia esta semana no SXSW, um festival de cinema no estado de Texas, nos Estados Unidos. O projeto terá um lançamento limitado ao público em maio deste ano.

Com uma narrativa de seis histórias que se interligam, Eleven Eleven conta a história apocalítica de um planeta chamada Kairos Linea, no qual são retratados os últimos 11 minutos e 11 segundos da sua existência — daí o nome do projeto. Neste cenário, o planeta está prestes a ser bombardeado enquanto que os seus líderes planeiam a fuga.

Cada uma das seis histórias segue um habitante diferente, desde um barman ciborgue a uma líder corporativa sem escrúpulos. O espetador pode mover-se livremente pela cidade, sem necessidade de seguir qualquer tipo de guião ou trajeto. Há ainda a possibilidade de recuar ou avançar no tempo, para perceber como todas as histórias individuais se conectam.

De acordo com o The Verge, este modelo, apesar de altamente aliciante, não é algo novo. Tacoma é um videojogo, lançado em 2017, que assenta na mesma premissa de Eleven Eleven. Ao contrário do projeto da Syfy, no qual o jogador é um mero observador, em Tacoma faz parte da história no papel de um investigador.

Segundo o Hollywood Reporter, Eleven Eleven pode não estar disponível a todos. O lançamento está previsto para plataformas de realidade virtual e realidade aumentada mobile, mas a sua distribuição poderá ser feita através da Sky VR — geralmente disponível apenas para clientes da Sky.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Centeno atira-se ao CDS e acusa-o de "aproveitamento político"

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, respondeu ao pedido de audição do CDS a propósito dos impostos europeus e aproveitou a oportunidade para atacar os centristas. Mário Centeno enviou uma carta ao Parlamento, nomeadamente à Secretaria …

PSD acusa Governo de apresentar redução do preço dos passes mas sem transportes

O PSD acusou hoje o Governo de apresentar a redução dos preços dos passes apenas para Lisboa e Porto e sem aumentar os transportes, com o primeiro-ministro a responder que os sociais-democratas são simplesmente contra …

Venezuela, promessas e (muitos) elogios: Trump e Bolsonaro foram feitos um para o outro

Não faltaram sorrisos, elogios nem promessas de cooperação. Os Presidentes das duas maiores economias da América concentraram as atenções na Venezuela. Enquanto Trump prometeu dar apoio à entrada do Brasil na OCDE e na NATO, …

Proposta do PS sobre propaganda política só tem efeitos em 2020

O PS apresentou esta terça-feira um projeto de lei no Parlamento para "clarificar" qual a propaganda política que se pode fazer no período pré-eleições. No entanto, no que toca a 2019, as novas regras - a …

Abertura de barragens pode agravar tragédia em Moçambique. Búzi a horas de ser engolida

Depois do ciclone Idai, há duas novas ameaças na zona da Beira: a abertura das comportas de barragens no Zimbabué e as fortes chuvas que se aproximam. O Zimbabué admite vir a abrir as comportas das …

Ordem dos Médicos contra consultas por telemóvel

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirma ter reservas em relação a consultas por telemóvel, a começar pelo facto de lhe chamarem consultas. Esta terça-feira, arrancou em Lisboa a maior cimeira nacional de tecnologia …

Vítimas de esterilização forçada no Japão vão ser indemnizadas

Estima-se que mais de 16 mil pessoas foram vítimas de esterilização forçada no Japão, devido a uma lei que esteve em vigor entre 1948 e 1996. Só agora haverá direito a indemnizações e a um …

Brexit. Theresa May enviou uma carta ao Presidente do Conselho Europeu a pedir mais tempo

Theresa May terá pedido à União Europeia apenas um pequeno adiamento, de cerca de três meses, para fechar o acordo do Brexit. Segundo a Sky News, a primeira-ministra britânica terá enviado uma carta a Donald …

Detido quarto suspeito do tiroteio na Holanda. Outros dois já foram libertados

Um homem de 40 anos foi detido na tarde desta terça-feira por suspeitas de estar envolvido no tiroteio em Utrecht, na Holanda, na passada segunda-feira. O ataque provocou a morte três pessoas e deixou cinco feridas, …

Divulgar notícias que "desrespeitem" o Governo russo vai dar cadeia

A nova lei de Moscovo criminaliza a divulgação das chamadas "fake news" e de notícias que "desrespeitem" o Governo russo. Muitos críticos olham para esta medida de Putin como uma forma de censura disfarçada. O presidente …