Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito com 72% dos votos.

O líder da Renamo, Ossufo Momade, terá ficado em segundo lugar, com 21%, enquanto Daviz Simango se ficou pelos 5,8%. Sobre o quarto candidato presidencial, Mário Albino, não há ainda dados suficientes, mas a sua votação terá sido residual em todo o país, com exceção de Nampula, onde tem a sua base eleitoral.

De acordo com a avaliação feita pela Sala da Paz e pela Monitor, a participação eleitoral deve ter superado mais de 50%, com uma subida do voto das mulheres, cuja maior abstenção era um dos problemas referidos por muitas organizações, de acordo com o jornal Público.

O dia foi marcado por alguns incidentes. Na Escola Secundária São Vicente de Paulo, um homem foi morto a tiro pela polícia que disparou gás lacrimogéneo e munições reais para dispersar uma multidão que tentava invadir as assembleias de voto ao final do dia, divulgou esta quarta-feira a Sala da Paz.

De acordo com a Monitor, outra ONG, outra pessoa acabou morta no mesmo estabelecimento de ensino de Nacala. O homem tentava entrar pelas traseiras da escola e acabou por ser descoberto pelos agentes da polícia que faziam a segurança das mesas de voto. Espancado e algemado, foi trancado numa sala, antes de ser transportado para o comando da polícia, onde chegou sem vida.

O processo de contagem de votos na Escola de S. Vicente de Paulo também se viu envolvido em polémica, quando os protestos do delegado da Renamo numa das mesas interrompeu a contagem às 22h de terça-feira, contestando os votos anulados por rasuras ou preenchimento incorreto dos boletins.

A discussão com os membros da mesa de voto terminou com o delegado a pontapear a urna com os votos já contados, obrigando à recontagem que terminou às 7 desta quarta-feira.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …