Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito com 72% dos votos.

O líder da Renamo, Ossufo Momade, terá ficado em segundo lugar, com 21%, enquanto Daviz Simango se ficou pelos 5,8%. Sobre o quarto candidato presidencial, Mário Albino, não há ainda dados suficientes, mas a sua votação terá sido residual em todo o país, com exceção de Nampula, onde tem a sua base eleitoral.

De acordo com a avaliação feita pela Sala da Paz e pela Monitor, a participação eleitoral deve ter superado mais de 50%, com uma subida do voto das mulheres, cuja maior abstenção era um dos problemas referidos por muitas organizações, de acordo com o jornal Público.

O dia foi marcado por alguns incidentes. Na Escola Secundária São Vicente de Paulo, um homem foi morto a tiro pela polícia que disparou gás lacrimogéneo e munições reais para dispersar uma multidão que tentava invadir as assembleias de voto ao final do dia, divulgou esta quarta-feira a Sala da Paz.

De acordo com a Monitor, outra ONG, outra pessoa acabou morta no mesmo estabelecimento de ensino de Nacala. O homem tentava entrar pelas traseiras da escola e acabou por ser descoberto pelos agentes da polícia que faziam a segurança das mesas de voto. Espancado e algemado, foi trancado numa sala, antes de ser transportado para o comando da polícia, onde chegou sem vida.

O processo de contagem de votos na Escola de S. Vicente de Paulo também se viu envolvido em polémica, quando os protestos do delegado da Renamo numa das mesas interrompeu a contagem às 22h de terça-feira, contestando os votos anulados por rasuras ou preenchimento incorreto dos boletins.

A discussão com os membros da mesa de voto terminou com o delegado a pontapear a urna com os votos já contados, obrigando à recontagem que terminou às 7 desta quarta-feira.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.