Eleições no FC Porto podem ser adiadas após entrega das listas

O ato eleitoral do FC Porto está marcado para 18 de abril, mas o presidente da Assembleia-geral admite alterar a data.

O presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do FC Porto, Matos Fernandes, admitiu esta segunda-feira que as eleições do clube, marcadas para 18 de abril, podem ser adiadas ou suspensas, devido à pandemia de Covid-19.

“Perante a situação preocupante atual, parece-me óbvio que terá de haver uma alteração da data. Mas primeiro teremos que receber as listas e o período termina na quinta-feira. Depois disso, haverá uma decisão em relação a isso”, disse o dirigente.

Matos Fernandes esclareceu ainda que precisa de reunir-se com os candidatos para abordar a questão do adiamento do ato eleitoral para os órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2020/2024.

“Até ao dia 19 [de março], recebo, tal como ficou combinado, as candidaturas. Depois disso, vou reunir com os candidatos e vou dizer que, pela pior das razões, tudo aponta para que não se possam realizar as eleições no dia 18 de abril”, explicou.

Matos Fernandes garantiu ainda, que, posteriormente, reunirá com os “colegas da MAG para trocar impressões”: “Tenho a certeza de que, unanimemente, vamos ter de suspender as eleições”.

O presidente da Mesa da Assembleia Geral admitiu ainda que não sabe se “ao suspender as eleições, valerá a pena apontar uma nova data”, tendo em conta a incerteza sobre a evolução da situação e a duração das medidas de contingência para o combate à pandemia de Covid-29.

“Não sei se, ao suspender as eleições, valerá a penar apontar para uma nova data ou aguardar que as coisas acalmem, melhorem e regridam para, então sim, com mais certezas, marcar uma data, para não estarmos a fazê-lo sem certezas”, afirmou Matos Fernandes.

A Comissão de Apoio à Recandidatura de Pinto da Costa anunciou também que “serão entregues, esta terça-feira, as listas para a assembleia geral, direção e conselho fiscal e disciplinar, conjuntamente com a lista para o conselho superior”. José Fernando Rio também anunciou que entregará a lista durante a tarde de terça-feira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …