Eis o “eixo do mal” espacial, capaz de destruir tudo à sua volta

Domingo Pestana / ESA / Hubble SM4 ERO Team / NASA

Camada de pó espacial com alguns anos-luz de comprimento que se localiza na nebulosa de Carina

A agência espacial norte-americana NASA divulgou uma fotografia que mostra uma enorme camada de pó espacial, com alguns anos-luz de comprimento. E este é o retrato do “eixo do mal espacial”, que lança para o espaço dois potentes fluxos de matéria capazes de destruir tudo à sua volta.

A NASA publicou esta quinta-feira uma imagem, tirada pelo telescópio Hubble, que mostra um pilar de poeira espacial com alguns anos-luz de comprimento. A camada de pó desta nebulosa é formada por ventos e radiação emitidos por uma estrela — uma das mais massivas e quentes da sua nebulosa.

Trata-se da Herbig-Haro 666, uma jovem estrela descoberta em 2004, que tem uma má reputação não só por ter no seu nome “o número do diabo”, mas também porque está constantemente a lançar para o espaço dois potentes fluxos de matéria – capazes de destruir tudo à sua volta.

Por esta razão, a Herbig-Haro 666 é chamada o “eixo do mal” da nebulosa de Carina, assim baptizada no artigo publicado no The Astronomical Journal pelos astrónomos que na altura descobriram a estrela.

ESA / NASA

ESA / NASA

A estrutura encontra-se numa região que dá origem às maiores estrelas da nossa galáxia, a nebulosa Carina, que brilha nos céus do sul à distância de 7.500 anos-luz. O perfil em camadas do pilar é formado por ventos e radiação emitidos por esta estrela — uma das mais massivas e quentes da nebulosa.

Para analisar melhor a sua composição espacial, os astrónomos investigaram-na com luz infravermelha, que consegue penetrar as camadas de pó – e assim revelar os imponentes contornos do “eixo do mal” do espaço.

Os objectos de Herbig–Haro, como este, são pequenas áreas de nebulosidade associados a estrelas recém nascidas, formadas quando o gás ejectado por estrelas jovens colide com nuvens de gás próximas a velocidades de milhares de km/s.

Os objectos HH são omnipresentes em regiões formadoras de estrelas, e são observados frequentemente próximo de uma única estrela, alinhados com o seu eixo rotacional. Nem todos, no entanto, têm o poder destrutivo do HH-666, o eixo do mal de Carina.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …