Eis o “eixo do mal” espacial, capaz de destruir tudo à sua volta

Domingo Pestana / ESA / Hubble SM4 ERO Team / NASA

Camada de pó espacial com alguns anos-luz de comprimento que se localiza na nebulosa de Carina

A agência espacial norte-americana NASA divulgou uma fotografia que mostra uma enorme camada de pó espacial, com alguns anos-luz de comprimento. E este é o retrato do “eixo do mal espacial”, que lança para o espaço dois potentes fluxos de matéria capazes de destruir tudo à sua volta.

A NASA publicou esta quinta-feira uma imagem, tirada pelo telescópio Hubble, que mostra um pilar de poeira espacial com alguns anos-luz de comprimento. A camada de pó desta nebulosa é formada por ventos e radiação emitidos por uma estrela — uma das mais massivas e quentes da sua nebulosa.

Trata-se da Herbig-Haro 666, uma jovem estrela descoberta em 2004, que tem uma má reputação não só por ter no seu nome “o número do diabo”, mas também porque está constantemente a lançar para o espaço dois potentes fluxos de matéria – capazes de destruir tudo à sua volta.

Por esta razão, a Herbig-Haro 666 é chamada o “eixo do mal” da nebulosa de Carina, assim baptizada no artigo publicado no The Astronomical Journal pelos astrónomos que na altura descobriram a estrela.

ESA / NASA

ESA / NASA

A estrutura encontra-se numa região que dá origem às maiores estrelas da nossa galáxia, a nebulosa Carina, que brilha nos céus do sul à distância de 7.500 anos-luz. O perfil em camadas do pilar é formado por ventos e radiação emitidos por esta estrela — uma das mais massivas e quentes da nebulosa.

Para analisar melhor a sua composição espacial, os astrónomos investigaram-na com luz infravermelha, que consegue penetrar as camadas de pó – e assim revelar os imponentes contornos do “eixo do mal” do espaço.

Os objectos de Herbig–Haro, como este, são pequenas áreas de nebulosidade associados a estrelas recém nascidas, formadas quando o gás ejectado por estrelas jovens colide com nuvens de gás próximas a velocidades de milhares de km/s.

Os objectos HH são omnipresentes em regiões formadoras de estrelas, e são observados frequentemente próximo de uma única estrela, alinhados com o seu eixo rotacional. Nem todos, no entanto, têm o poder destrutivo do HH-666, o eixo do mal de Carina.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …