/

Egito constrói muro de 36 quilómetros à volta da cidade-resort de Sharm el-Sheikh

4

Sherif Ali Yousef / Wikimedia

Resort em Sharm El Sheikh

O Egito acredita que um muro de betão e arame, com cerca de 36 quilómetros, construído à volta de Sharm el-Sheikh, vai ajudar a proteger o turismo no resort do Mar Vermelho, no extremo sul da península do Sinai.

A cidade turística Sharm El Sheikh tem vindo a perder turistas devido à falta de segurança nos últimos 15 anos.

Em julho de 2005, um grupo de terroristas atacou o resort, num ataque que fez 88 mortos, um dos mais mortais do Egito. Em 2011, os protestos no Cairo trouxeram instabilidade ao país e, mais recentemente, a pandemia de covid-19 afastou muitos visitantes.

Recentemente, avança a CNN, Sharm El Sheikh construiu um muro com 36 quilómetros de extensão com o objetivo de tornar o resort mais seguro. A barreira separa o resort do deserto e algumas das placas espalhadas têm símbolos de paz.

O muro, equipado com câmaras de vigilância e quatro portões monitorizados, tem como objetivo ser uma barreira de proteção. Quem entra na cidade por via rodoviária precisa de passar por um dos quatro portões e ser revistado.

Sharm el-Sheikh localiza-se a cerca de 360 quilómetros a sul da costa mediterrânea do norte do Sinai. Foi inaugurado um museu de artefactos egípcios antigos na cidade-resort, num esforço para diversificar as atividades turísticas. No ano passado, foi também inaugurada uma universidade, com o nome do rei Salman da Arábia Saudita.

A cidade turística atrai principalmente visitantes por causa das suas praias e proximidade com o Mar Vermelho. O resort é também popular pela prática de mergulho com snorkel.

Liliana Malainho, ZAP //

4 Comments

  1. O muro de Berlim era para oprimir toda uma população e seqüestrar sua perspectiva de vida e esperança no futuro; este citado acima é para AFASTAR TERRORISTAS. Aparentemente quem é incapaz de qualquer pensamento crítico faz toda sorte de comparação estapafúrdia. Eu gostaria de saber se na casa desse apedeuta não haja muros em volta. A ideologia marxista é uma condenação intelectual que precisa ser combatida a todo momento.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.