Efacec recebe injeção de 50 milhões de euros da banca

(dr) efacec.pt

O Expresso avança que o financiamento dos cinco bancos credores da Efacec já foi desbloqueado e irá chegar entre esta segunda-feira e terça-feira à empresa.

Fonte próxima do processo adiantou ao semanário que CGD, BCP, Novo Banco, BPI e Banco Montepio assinaram os contratos de financiamento na última sexta-feira e a injeção de 50 milhões de euros ficará disponível até esta terça-feira.

De acordo com o jornal, este acordo já estava a ser negociado com a banca antes da nacionalização da posição de 71,3% detida pela empresária angolana Isabel dos Santos mas cuja operação foi depois disso agilizada.

No início de julho, o Governo anunciou que o Estado privatizou a Efacec, sublinhando que se trata de uma aquisição transitória, uma vez que será depois aberto o processo de reprivatização da posição objeto de intervenção pública.

“Estamos a salvar uma empresa, não estamos a salvar os financiadores e os acionistas”, frisou o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, à altura.

“As dívidas que o acionista contraiu para financiar a empresa ficam com ela [acionista]. […] O valor da indemnização que resultará da avaliação que nós vamos conceder não será suficiente para saldar essa dívida”, acrescentou o governante.

O Jornal Económico revelou na semana passa que o Haitong Bank, a sociedade de advogados SRS e a consultora EY são as três entidades já escolhidas pela Parpública para a reprivatização da Efacec Power Solutions, SGPS.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.