Edward Snowden proposto para Nobel da Paz

Laura Poitras, Praxis Films / Wikimedia

Edward Snowden, ex-analista informático da NSA, pode ser nomeado para Nobel da Paz

Edward Snowden, ex-analista informático da NSA, pode ser nomeado para Nobel da Paz

Edward Snowden passou o último ano a revelar alguns dos segredos mais bem guardados do governo norte-americano, o que deu início ao grande debate sobre a ética dos serviços de inteligência dos Estados Unidos. A partir desta importante contribuição, alguns políticos noruegueses decidiram nomear Snowden – o denunciador da NSA – para o Prémio Nobel da Paz. 

De acordo com informações do The Washington Post, numa carta de nomeação, Baard Vegar Solhjell (ex-ministro de Educação e Meio Ambiente) e Snorre Vale, que integram o Partido Socialista de Esquerda, disseram que as revelações de Snowden “contribuiu para uma ordem mundial mais estável e pacífica”.

As nomeações – que em geral são secretas, mas muitas vezes anunciadas pelos requerentes que realizam a indicação – devem ser apresentadas até o dia 1 de fevereiro ao comité organizador do Prémio.

Snowden, que foi ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, terá dezenas de fortes concorrentes ao título, sem que haja nenhuma garantia de que venha a ganhar.

Mesmo assim, seria no mínimo irónico se Snowden recebesse o mesmo prémio que o presidente Barack Obama ganhou em 2009.

Atualmente, Snowden vive na Rússica com visto temporário, após revelar escandalosos segredos do governo dos EUA sobre os programas de vigilância do país. O ex-analista pede asilo político em vários países, entre eles o Brasil, que estuda o caso.

Adriano Padilha, ZAP

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.