A EDP prevê investir 3,5 milhões de euros numa central fotovoltaica flutuante no Alqueva, com 11.000 painéis solares, numa área maior do que o Terreiro do Paço, em Lisboa. A aguardar autorização do Governo, o projecto pode dar origem à segunda maior central flutuante da Europa.
O projecto piloto da central fotovoltaica flutuante no Alto Rabagão (Montalegre), em teste desde Novembro de 2016, “superou as expectativas”, com uma produção 6% acima do previsto desde o seu arranque e uma eficiência maior do que as soluções similares em terra, como explica à agência Lusa o presidente da EDP Produção, Rui Teixeira.
Partindo deste sucesso, a EDP pretende agora avançar para um novo projecto no Alentejo, mas com maior escala e complexidade, uma vez que o Alqueva é uma central hídrica com sistema de bombagem, o que permite a reutilização da água para geração de electricidade.
“Começámos a pensar em escalar esta solução [do Alto Rabagão], aproveitando outras albufeiras que temos em Portugal. E o Alqueva é uma das zonas com melhor radiação solar no país e permite a instalação dos painéis sem ter muitas sombras“, explica o administrador da EDP à Lusa.
O projecto para o Alqueva tem “uma escala industrial”, adianta Rui Teixeira, referindo que estão previstos 11.000 painéis solares – que compara com 840 na barragem transmontana – e uma estimativa de produção anual de 6.000 MWh (face aos 300 MWh do projecto piloto no Alto Rabagão), o equivalente ao consumo de um quarto da população de Portel e de Moura.
Com cerca de quatro hectares de painéis solares, “com 4 MW”, a ilha do Alqueva “vai ser o segundo maior parque flutuante da Europa, a seguir aos 6,3 MW da instalação num reservatório de água em Walton-on-Thames, Surrey, Inglaterra”, como atesta a TSF.
A central fotovoltaica flutuante do Alqueva servirá ainda para testar duas novas possibilidades: acoplar aos painéis solares baterias de iões de lítio para acumular energia e ser utilizada nas horas em que não há produção solar e optimizar o sistema, aproveitando a existência de bombagem.
“Um segundo teste é o conceito da hibridização do solar flutuante com a hídrica com bombagem”, revela ainda Rui Teixeira, explicando que, tendo em conta o que acontece em outros mercados com forte produção solar, como a Alemanha, “faz sentido ter capacidade de produção solar para alimentar a bombagem”.
O objectivo passa por, “ao longo do dia, em momentos em que não exista consumo suficiente para produção dos 4 MW”, conseguir “armazenar essa energia produzida numa bateria que depois é utilizada em diferentes circunstâncias quando já não exista a produção solar”, frisa Rui Teixeira em declarações à TSF.
“Laboratório vivo” que pode ajudar a baixar preço da luz
O Alqueva será, assim, “um laboratório vivo de energias renováveis” que pode vir, inclusive, a ter reflexos nos preços praticados.
“Hoje o mercado alemão que é um mercado com uma enorme penetração solar, tem preços de electricidade mais baixos durante o dia, quando o solar está a funcionar. Na Península Ibérica, os preços da electricidade continuam a ser mais altos durante o dia”, frisa o administrador da EDP.
As previsões da empresa apontam para que, “com a penetração solar que é esperada na Península Ibérica, resulte também uma alteração dos preços e portanto, ao longo do dia, com o solar a produzir os preços da electricidade, possam ser mais baixos, o que permite ter condições para a bombagem”, constata ainda Rui Teixeira.
Em declarações à Lusa, Rui Teixeira enquadra este novo investimento da empresa na “posição de liderança que a EDP tem assumido na transição energética“, através da “capacidade de antecipação em investir em novas tecnologias”.
Neste momento, o projecto está em consulta pública, tendo depois que ser apreciado pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
De acordo com o responsável, se forem obtidas as autorizações, “o objectivo é em 2020 instalar o projecto”, com um investimento estimado de 3,5 milhões de euros.
Já o projecto do Alto Rabagão continuará com “características de piloto”, servindo como “um laboratório vivo para testar tecnologia pioneira a nível europeu”, avaliando a complementaridade entre a energia solar e hídrica.
ZAP // Lusa
## E pode baixar o preço da luz !!! ##
Só mesmo um parvo acredita nisso.
Era a primeira vez que alguém tinha uma iniciativa destas para receber menos.
Concordo
Baixar a luz realmente só um parvo vai nessa.
Estes Sr,s da EDP podiam fazer muita pressão no governo para baixar o IVA de 23% para 6%.
Estes Sr,s da EDP podiam fazer muita pressão no governo para baixar ou anular a Taxa da Radio,
Exemplo; Cemitérios, Condomínios e Motores de Poços dos Lavradores.etc.
Estes Sr,s da EDP podiam baixar os Kws dos Contadores, para provar na UE e na China, que temos a luz mais barata.
VIVA A REPÚBLICA DAS BANANAS
Há dois tipos de tristeza quando se lê uma coisa destas:
1. Constatar que qualquer redução no custo de produção de energia, só serve para aumentar os lucros dos produtores/distribuidores, neste caso, a EDP. Ai custa menos a produzir? Ótimo!.. Mais lucro!.. Os lorpas dos consumidores já estão habituados a pagar o que pagam, por isso contiuam a pagar o mesmo preço, menos uns tostões, vá…
Reduzir um preço de alguma coisa é visto pelo mundo corporativo como uma impossibilidade… Um tabú contabilístico. Qualquer redução nos custos de produção nunca são distribuidos entre os preços de venda e os lucros… Vão sempre todos para benefício dos lucros! Os preços de venda esses mantêm-se sempre, pois não se pode habituar mal o consumidor, à ideia de que preços baixarem é uma coisa possível de acontecer.
2. Perante este ataque das oligarquias à cidadania, o Tuga burro vira-se é contra o Estado. Não percebe que os governantes eleitos não decidem nada. Quem decide tudo é o poder corporativo que nunca deixa o poleiro. Os governantes são gajos pagos por baixo da mesa, para dar a cara por eles e levar com as culpas e com a raiva do povo… São uma espécie de fantoches do verdadeiro poder intocável: O das EDPs, das PTs, das Sonaes, Jerónimos Martins, etc… E o Zé Povinho que Às vezes parece não ver um palmo à frente da penca, continua a dizer que a culpa é do partido A e que deve ir pra lá o partido B… Como se A e B não fossem ambos fantoches dos mesmos chefes. Anda tudo feito estúpido a responder a isto: “Ai a culpa é do Costa… Ai a culpa é do Passos…” – Tanto PS como PSD venderam a EDP aos privados Chineses e agora vêm dizer que a culpa é de um ou de outro. Santa ingenuidade. Entretanto o Mexia e o Catroga ficam a rir-se da nossa cara, quais fantoches felizes, bem pagos pelo bom trabalho que fizeram quando estiveram no governo, a favor dos seus actuais patrões e contra os cidadãos. A serem bem pagos debaixo do nosso nariz por terem agido contra nós quando os elegemos. Lindo!.. Continuem a dizer que a culpa é dos partidos, que é isso que eles querem.
Realmente tem uma imaginação muito fértil, se a noticia considera o leitor idiota, o seu comentário também não fica longe…enfim.
Aumentemos a ABSTENÇÃO para 85% e veremos se não tremem…
Vou dar uma ideia de borla… e que tal, em vez de usarem baterias de lítio, que têm impacto ambiental na produção e reciclagem, acumularem a água utilizada na produção num segundo reservatório e voltarem a bombear a água para dentro da barragem?
Talvez porque bombear a referida água consuma energia… Esta também é de borla…
Boa demonstração de ignorância relativamente à leis de Lavoisier. Claro que custa energia, como carregar uma bateria também consome energia… O resto da explicação pode procurar de borla no youtube tipo “física para nabos” que as minhas borlas acabam aqui.
Essa do baixar o preço da luz, é que é boa. O pior é continuam a tomar-nos por parvos, é ofensivo…
Só um parvo desconhece que até se pode ganhar mais, baixando o preço. O custo da produção é menor e a baixa de preço não refletir a totaliade da baixa do custo d produção, a mais-valia assim obtida cresce.
JC
Com a redução do preço dos passes, os utilizadores foram promovidos a GADO.
Boa demonstração de ignorância relativamente à leis de Lavoisier. Claro que custa energia, como carregar uma bateria também consome energia… O resto da explicação pode procurar de borla no youtube tipo “física para nabos” que as minhas borlas acabam aqui.