Edite Estrela como presidente da Assembleia? “Deixa muito muito a desejar…”

1

Eduardo Ferro Rodrigues sai e nome do sucessor ou sucessora, também do PS, ainda não está certo.

O Partido Socialista venceu as eleições legislativas 2022, com maioria absoluta, e nos próximos dias a prioridade será fechar a composição do novo Governo e da nova mesa da Assembleia da República.

Apesar de António Costa estar infectado com COVID-19, o primeiro-ministro deverá continuar a trabalhar, agora à distância, para fechar a composição do Executivo até ao dia 19 de Fevereiro.

Mas também no patamar superior de São Bento, na mesa da Assembleia da República, haverá alterações. Já se sabia que, mesmo que o PS vencesse as legislativas, Eduardo Ferro Rodrigues iria sair.

Edite Estrela tem sido apontada frequentemente como sucessora de Ferro Rodrigues, embora Augusto Santos Silva, até aqui ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, também possa ocupar o cargo – mas tem de ser eleito nos consulados fora da Europa, cuja votação ainda não foi divulgada.

Edite Estrela já sabe que será deputada. Foi eleita por integrar a lista do PS em Lisboa. Mas não será a melhor opção para presidir à Assembleia da República, segundo José Manuel Fernandes.

Num programa da rádio Observador, o jornalista e comentador lembrou que Edite Estrela sempre foi amiga próxima de José Sócrates e defensora constante do antigo primeiro-ministro.

“Se isso se confirmar, depois do passado que ela tem, designadamente durante todos os anos de José Sócrates enquanto primeiro-ministro, é uma escolha que deixa muito muito a desejar. Sobretudo como garantia de funcionamento democrático numa Assembleia com maioria absoluta”, comentou.

O outro provável problema na composição da mesa da Assembleia da República é a presença de um vice-presidente do Chega – o partido foi o terceiro mais votado, por isso tem direito a um representante na composição (são quatro vice-presidentes).

No entanto, os deputados dos partidos de Esquerda não deverão deixar passar essa designação, na votação que é sempre realizada para a eleição da mesa.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Qualquer deputado do Chega foi eleito pelo povo. Qualquer deputado do PCP foi eleito pelo povo. A legitimidade de um e de outro é a mesma.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.