Eclipse solar vai deixar os Estados Unidos às escuras

Hinode/XRT / Wikimedia

Eclipse total do Sol

Eclipse total do Sol

Os americanos vão poder desfrutar – pela primeira vez em 99 anos – de um eclipse total do Sol que vai percorrer todo o país no dia 21 de agosto de 2017.

O Sol vai desaparecer durante cerca de 2 minutos e 40 segundos, e o fenómeno será visível a partir de Oregon, terminando uma hora e meia depois, na Carolina do Sul.

“Não diga que não foi avisado. Este pode vir a ser o dia mais popular nos pedidos de férias”, destacou o editor Michael E. Bakich na revista Discover, citado pelo Washington Post.

Bakich aconselha a população a planear tudo ao pormenor com bastante antecedência, para que esta oportunidade única não seja desperdiçada.

O editor de astronomia sugere que os americanos peçam o dia de folga, comprem óculos especiais e encontrem um amigo com um telescópio para conseguirem observar, na totalidade, o fenómeno.

O último eclipse total visível nos EUA ocorreu a 8 de junho de 1918 e tornou-se notícia de primeira página em todo o país.

Desta vez, estima-se que 300 milhões de pessoas apreciem este espetáculo astronómico.

O eclipse será visível em toda a América do Norte e partes da América do Sul – mas só quem estiver numa faixa com largura média de 110km poderá ver o eclipse total.

A NASA já disponibilizou um site com um mapa interativo, no qual são fornecidas várias informações acerca do fenómeno.

“Vai ser a coisa mais espetacular que qualquer pessoa já viu”, disse o astrónomo Jay Pasachoff, do Williams College, ao Space.com.

Quando a Lua começar a cobrir o Sol, o céu ficará escuro, fazendo com que os planetas e as estrelas fiquem visíveis – e a temperatura pode cair até aos 20ºC.

Caso esteja nos EUA não perca este fenómeno astronómico porque o próximo eclipse solar total no país só voltará a acontecer em 2024.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …

De calculadora em riste, PSD faz contas para evitar um resultado "igual, pior ou muito pouquinho melhor" nas autárquicas

PSD tenta recuperar de duas eleições autárquicas menos conseguidas, agarrando-se aos municípios em que a obra feita pelos autarcas do PS não recebe nota positiva de forma unânime da população ou onde haverá uma transição …

Um Barcelona "de juniores" quebrou um recorde (mas quase perdia em casa)

Domingos Duarte marcou cedo e Granada esteve a ganhar em Camp Nou até perto dos 90 minutos. Equipa muito jovem do Barcelona mas mais uma exibição modesta. Quinta jornada da Liga espanhola de futebol, mais uma …