Eclipse solar vai deixar os Estados Unidos às escuras

Hinode/XRT / Wikimedia

Eclipse total do Sol

Eclipse total do Sol

Os americanos vão poder desfrutar – pela primeira vez em 99 anos – de um eclipse total do Sol que vai percorrer todo o país no dia 21 de agosto de 2017.

O Sol vai desaparecer durante cerca de 2 minutos e 40 segundos, e o fenómeno será visível a partir de Oregon, terminando uma hora e meia depois, na Carolina do Sul.

“Não diga que não foi avisado. Este pode vir a ser o dia mais popular nos pedidos de férias”, destacou o editor Michael E. Bakich na revista Discover, citado pelo Washington Post.

Bakich aconselha a população a planear tudo ao pormenor com bastante antecedência, para que esta oportunidade única não seja desperdiçada.

O editor de astronomia sugere que os americanos peçam o dia de folga, comprem óculos especiais e encontrem um amigo com um telescópio para conseguirem observar, na totalidade, o fenómeno.

O último eclipse total visível nos EUA ocorreu a 8 de junho de 1918 e tornou-se notícia de primeira página em todo o país.

Desta vez, estima-se que 300 milhões de pessoas apreciem este espetáculo astronómico.

O eclipse será visível em toda a América do Norte e partes da América do Sul – mas só quem estiver numa faixa com largura média de 110km poderá ver o eclipse total.

A NASA já disponibilizou um site com um mapa interativo, no qual são fornecidas várias informações acerca do fenómeno.

“Vai ser a coisa mais espetacular que qualquer pessoa já viu”, disse o astrónomo Jay Pasachoff, do Williams College, ao Space.com.

Quando a Lua começar a cobrir o Sol, o céu ficará escuro, fazendo com que os planetas e as estrelas fiquem visíveis – e a temperatura pode cair até aos 20ºC.

Caso esteja nos EUA não perca este fenómeno astronómico porque o próximo eclipse solar total no país só voltará a acontecer em 2024.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …