O eclipse lunar mais longo do século está prestes a chegar

(dr) Phil Hart

Mudança de cores da Lua durante um eclipse lunar total (Mt Buffalo National Park, 16 junho de 2011)

O mês de julho será incrível para os fãs de astronomia. Durante a noite de 27 para 28 de julho, será possível observar o mais longo eclipse lunar do século XXI a partir do hemisfério oriental.

Os astrónomos esperam que o eclipse total dure 1 hora e 43 minutos. Já o eclipse parcial – que ocorre antes e depois da fase total – durará cerca de 3 horas e 55 minutos, de acordo com os relatórios da EarthSky.

Um eclipse lunar acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão diretamente alinhados e a órbita da Lua a leva diretamente até à sombra da Terra.

Este eclipse em particular vai ser mais longo porque a Lua vai passar diretamente para a região mais escura da sombra da Terra, conhecida como umbra, que também vai dar à Lua um brilho em tom avermelhado – a famosa “Lua de Sangue”.

A Lua cheia de julho vai acontecer ao mesmo tempo que o apogeu da Lua – o momento em que a Lua atinge o seu ponto mais distante da Terra na sua órbita mensal, de acordo com o mesmo site.

Esta será a mais pequena e completa Lua cheia do ano, ou seja, a Lua vai levar mais tempo a passar pela sombra escura da Terra, fazendo com que o eclipse dure mais tempo. O eclipse lunar mais longo possível é de 1 hora e 47 minutos.

O eclipse na penumbra iniciará às 18h24, com a penumbra da Terra a começar a “tocar” a Lua. Às 19h30 o eclipse total poderá ser visto com a lua cheia totalmente vermelha. Às 20h22 o eclipse atingirá o seu ponto máximo, terminando às 21h13.

Pouco dias após o eclipse lunar, Marte passará pela Terra no seu ponto mais próximo desde 2003. No dia 31 de julho, o Planeta Vermelho ficará a apenas 57,6 milhões de quilómetros da Terra, tornando-se claramente visível a olho nu.

Os astrónomos do hemisfério oriental poderão ver Marte e a Lua de sangue nos dias 28 e 29 de julho.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A informação está correcta, mas dizer “o mais longo eclipse lunar do século XXI a partir do hemisfério oriental”, entendo que sobre o mesmo paralelo, quem observa de um lado do meridiano vê durante um tempo diferente, de quem observa do outro lado.
    O que interessa é ser um fenómeno raro.

  2. “…tornando-se claramente visível a olho nu.” Que disparate é este?
    Marte é perfeitamente visível a olho nu em plena poluição das cidades quase todo o ano. Não é preciso estar no ponto mais próximo da terra para o ser. Apaguem isto se faz favor.

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …