O eclipse lunar mais longo do século está prestes a chegar

(dr) Phil Hart

Mudança de cores da Lua durante um eclipse lunar total (Mt Buffalo National Park, 16 junho de 2011)

O mês de julho será incrível para os fãs de astronomia. Durante a noite de 27 para 28 de julho, será possível observar o mais longo eclipse lunar do século XXI a partir do hemisfério oriental.

Os astrónomos esperam que o eclipse total dure 1 hora e 43 minutos. Já o eclipse parcial – que ocorre antes e depois da fase total – durará cerca de 3 horas e 55 minutos, de acordo com os relatórios da EarthSky.

Um eclipse lunar acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão diretamente alinhados e a órbita da Lua a leva diretamente até à sombra da Terra.

Este eclipse em particular vai ser mais longo porque a Lua vai passar diretamente para a região mais escura da sombra da Terra, conhecida como umbra, que também vai dar à Lua um brilho em tom avermelhado – a famosa “Lua de Sangue”.

A Lua cheia de julho vai acontecer ao mesmo tempo que o apogeu da Lua – o momento em que a Lua atinge o seu ponto mais distante da Terra na sua órbita mensal, de acordo com o mesmo site.

Esta será a mais pequena e completa Lua cheia do ano, ou seja, a Lua vai levar mais tempo a passar pela sombra escura da Terra, fazendo com que o eclipse dure mais tempo. O eclipse lunar mais longo possível é de 1 hora e 47 minutos.

O eclipse na penumbra iniciará às 18h24, com a penumbra da Terra a começar a “tocar” a Lua. Às 19h30 o eclipse total poderá ser visto com a lua cheia totalmente vermelha. Às 20h22 o eclipse atingirá o seu ponto máximo, terminando às 21h13.

Pouco dias após o eclipse lunar, Marte passará pela Terra no seu ponto mais próximo desde 2003. No dia 31 de julho, o Planeta Vermelho ficará a apenas 57,6 milhões de quilómetros da Terra, tornando-se claramente visível a olho nu.

Os astrónomos do hemisfério oriental poderão ver Marte e a Lua de sangue nos dias 28 e 29 de julho.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A informação está correcta, mas dizer “o mais longo eclipse lunar do século XXI a partir do hemisfério oriental”, entendo que sobre o mesmo paralelo, quem observa de um lado do meridiano vê durante um tempo diferente, de quem observa do outro lado.
    O que interessa é ser um fenómeno raro.

  2. “…tornando-se claramente visível a olho nu.” Que disparate é este?
    Marte é perfeitamente visível a olho nu em plena poluição das cidades quase todo o ano. Não é preciso estar no ponto mais próximo da terra para o ser. Apaguem isto se faz favor.

RESPONDER

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …

Sul da Índia "afoga-se" nas piores inundações em 100 anos

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século, causadas pelas torrenciais chuvas de monção, que já provocaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil refugiados em …

200 mil bombas de Hiroshima, o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

"Bola de fogo" 40 vezes mais brilhante do que Lua cheia sobrevoou os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite desta sexta-feira. A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto a sobrevoar a cidade, com um feixe de …

Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior. O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e …