O eclipse será o único parcial de 2021 e também o último a acontecer este ano. Com uma duração de quase três horas e meia, é o mais longo em séculos.
Começa esta noite e prolonga-se até amanhã o eclipse lunar mais longo em séculos e o último de 2021. Este vai também ser o único eclipse parcial deste ano e vai durar 3 horas, 28 minutos e 23 segundos.
“A Lua vai estar tão próxima do oposto do Sol a 19 de Novembro que vai passar através da parte sul da sombra da Terra para um eclipse lunar quase total“, afirma a NASA. Já o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explica que o eclipse parcial da Lua é “um fenómeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra”.
“Isto acontece sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. O eclipse parcial da Lua só pode ocorrer quando coincide com a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital”, afirma o OAL.
Apenas uma pequena parte da Lua vai ser visível durante o eclipse, sendo que 97% do nosso satélite ficará escondido na sombra do planeta. A Lua deverá ganhar um tom vermelho-acastanhado enquanto começa a ficar escondida pela sombra, revela a NASA.
Em Portugal, o fenómeno só será visível nos Açores. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a Lua “permanecerá na umbra durante 1 hora e 11 minutos até o seu ocaso”.
“A Lua entra na Penumbra pelas 6 horas, numa altura em que está bem baixa no horizonte. Após 5 minutos da Lua entrar na umbra ocorre o seu ocaso e deixa de ficar visível“, explica o OAL, o que justifica a razão pela qual o eclipse não poderá ser visto no continente.
Os madeirenses também não vão conseguir ver o eclipse já que “passados 23 minutos da Lua entrar na umbra ocorre o seu ocaso e deixa de ficar visível”.
Para além dos açorianos, os habitantes da África Ocidental, Europa Ocidental, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália, do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico também poderão observar o fenómeno.
O eclipse será mais visível nas primeiras da manhã de sexta-feira é preciso estar atento ao céu nas primeiras horas da manhã de sexta-feira. O ocaso da lua ocorre pelas 07:23 em Lisboa, pelas 07:41 no Funchal e pelas 07:29 em Ponta Delgada.
“O eclipse será mais visível nas primeiras da manhã de sexta-feira é preciso estar atento ao céu nas primeiras horas da manhã de sexta-feira.” Que raio de frase é esta?…quem escreve isto devia voltar à escola.