E se a sua viagem a Lisboa fosse um filme?

Lisbon Movie Tour / Facebook

Fotograma de "Afirma Pereira" (1995), filme de Roberto Faenza baseado no livro de Antonio Tabucchi e filmado em Lisboa

Fotograma de “Afirma Pereira” (1995), filme de Roberto Faenza baseado no livro de Antonio Tabucchi e filmado em Lisboa

O filme “Afirma Pereira”, de Roberto Faenza e protagonizado por Marcello Mastroianni, dá o mote para o arranque do “Lisbon Movie Tour”, um projeto de visitas guiadas por Lisboa à boleia de filmes que foram rodados na capital.

O Lisbon Movie Tour, criado em dezembro passado e apresentado oficialmente esta segunda-feira, é uma ideia de Liliana Navarra, italiana a viver em Portugal, que decidiu criar guias destinados a turistas portugueses e estrangeiros para percorrer Lisboa e passar pelos locais que foram palco de rodagens de filmes.

“Existem mais de 16 mil filmes que tiveram ‘locations’ [locais de rodagem] em Lisboa, sobretudo nos anos 1940 e 1950, e quase todos são filmes americanos”, afirmou Liliana Navarra.

Estes percursos turísticos agora criados – replicando projetos semelhantes que já existem na Europa – começaram em dezembro com “Afirma Pereira“, a partir de um romance de Antonio Tabucchi e que foi rodado em Lisboa nos anos 1990.

A este, que é também uma homenagem a Marcello Mastroianni, juntou-se em janeiro um percurso com “Filme do desassossego“, de João Botelho, a partir do livro “O livro do desassossego”, de Fernando Pessoa.

Férias cinematográficas

Os percursos, que podem durar uma ou duas horas, são feitos para grupos pequenos, porque em cada ponto de paragem o guia apresenta cenas do filme feitas nesses locais onde foram rodados, recorrendo a um tablet.

Liliana Navarra dá como exemplo “Afirma Pereira”, que leva o visitante ao Convento dos Cardaes, junto ao Príncipe Real, à Casa do Alentejo, ao Chiado e ao Bairro Alto.

Segundo a responsável, este percurso demorou dois meses a ser estruturado, tendo em conta as especificidades toponímicas da cidade, o perfil dos visitantes, os detalhes relacionados com os filmes e os pormenores históricos de cada local a visitar.

No caso de “Filme do Desassossego”, o percurso inclui a Praça do Comércio, a Rua Augusta e o Rossio.

Para abril está previsto um percurso dedicado aos 40 anos da revolução de abril, a partir do filme “Capitães de abril“, de Maria de Medeiros.

Está ainda a ser planeado um percurso que relaciona o fado com o cinema.

Liliana Navarra pondera ampliar a área geográfica para lá de Lisboa, incluindo por exemplo Sintra, onde foram rodados filmes como “O estado das coisas“, de Wim Wenders, e “A nona porta“, de Roman Polanski.

O Lisbon Movie Tour deverá incluir no futuro visitas específicas para pessoas com mobilidade reduzida e para surdos, e estão previstos também workshops e palestras dedicadas a filmes turísticos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …