Está para breve um comboio de alta velocidade que liga Lisboa a Madrid. Num investimento de 15 milhões de euros, a Renfe promete ter a ligação pronta até 2027. Porto e Lisboa poderão beneficiar, com ligações bidiárias, de pouco mais de uma hora.
A Renfe lançou, este verão, novas rotas que conectam Espanha às principais cidades francesas.
De acordo com o La Información, a operadora ferroviária nacional da Espanha quer agora fazer o mesmo em Portugal.
O objetivo é que, até 2027, seja possível viajar entre as duas capitais ibéricas, em apenas seis horas. No entanto, a Renfe quer começar a entrar em Portugal já em 2024.
A operadora ferroviária está a prever gastar 15 milhões de euros neste projeto, adaptando e alargando rotas que partiriam de Madrid e da Corunha, na Galiza, com destino a Lisboa.
Desde 2020, que as capitais ibéricas não têm ligação ferroviária, quando a Renfe cancelou o comboio-hotel que ligava Madrid e o País Basco a Lisboa.
CP não sabe de nada
Portugal está a desenvolver uma nova linha de comboio de alta velocidade, que liga Elvas a Évora, e que deverá ficar pronta já para o ano. Consequentemente, o tempo de viagem entre Lisboa e Badajoz (localidade espanhola perto de Elvas) vai reduzir: de três horas e meia para menos de duas horas.
A linha ferroviária de alta velocidade Madrid-Extremadura – atualmente em construção – vai conectar-se com Évora, e, até 2030, prevê-se que a linha se estenda até Lisboa.
Foi no mês passado que a operadora ferroviária espanhola anunciou um “novo serviço internacional transfronteiriço” a ligar “a Estremadura à localidade portuguesa de Évora”. No entanto, a Comboios de Portugal (CP) só soube “através dos meios de comunicação social”.
A Renfe já tinha demonstrado interesse no mercado português e alegadamente pretende operar sozinha, pela costa, no eixo Corunha – Santiago de Compostela – Pontevedra – Vigo – Porto – Lisboa.
Com isto, Porto e Lisboa poderiam sai beneficiados, com ligações bidiárias, de cerca de uma hora e um quarto – menos de metade do tempo atual.
Além disso, está também está prevista uma ligação entre Madrid e Porto, a passar por Medina del Campo (Valladolid) e Salamanca, entrando em Portugal em Vilar Formoso.
Há, no entanto, problemas de infraestrutura que precisam de ser resolvidos, antes que os comboios transfronteiriços possam operar… só que, segundo o La Información, os problemas existentes não devem estar resolvidos até, pelo menos, 2025.
A Infraestruturas de Portugal e a CP continuam a dizer que ainda não receberam notificação formal, acerca os planos da Renfe.