Será desta? Linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid pode chegar em 2027

Está para breve um comboio de alta velocidade que liga Lisboa a Madrid. Num investimento de 15 milhões de euros, a Renfe promete ter a ligação pronta até 2027. Porto e Lisboa poderão beneficiar, com ligações bidiárias, de pouco mais de uma hora.

A Renfe lançou, este verão, novas rotas que conectam Espanha às principais cidades francesas.

De acordo com o La Información, a operadora ferroviária nacional da Espanha quer agora fazer o mesmo em Portugal.

O objetivo é que, até 2027, seja possível viajar entre as duas capitais ibéricas, em apenas seis horas. No entanto, a Renfe quer começar a entrar em Portugal já em 2024.

A operadora ferroviária está a prever gastar 15 milhões de euros neste projeto, adaptando e alargando rotas que partiriam de Madrid e da Corunha, na Galiza, com destino a Lisboa.

Desde 2020, que as capitais ibéricas não têm ligação ferroviária, quando a Renfe cancelou o comboio-hotel que ligava Madrid e o País Basco a Lisboa.

CP não sabe de nada

Portugal está a desenvolver uma nova linha de comboio de alta velocidade, que liga Elvas a Évora, e que deverá ficar pronta já para o ano. Consequentemente, o tempo de viagem entre Lisboa e Badajoz (localidade espanhola perto de Elvas) vai reduzir: de três horas e meia para menos de duas horas.

A linha ferroviária de alta velocidade Madrid-Extremadura – atualmente em construção – vai conectar-se com Évora, e, até 2030, prevê-se que a linha se estenda até Lisboa.

Foi no mês passado que a operadora ferroviária espanhola anunciou um “novo serviço internacional transfronteiriço” a ligar “a Estremadura à localidade portuguesa de Évora”. No entanto, a Comboios de Portugal (CP) só soube “através dos meios de comunicação social”.

A Renfe já tinha demonstrado interesse no mercado português e alegadamente pretende operar sozinha, pela costa, no eixo Corunha – Santiago de Compostela – Pontevedra –  Vigo – Porto – Lisboa.

Com isto, Porto e Lisboa poderiam sai beneficiados, com ligações bidiárias, de cerca de uma hora e um quarto – menos de metade do tempo atual.

Além disso, está também está prevista uma ligação entre Madrid e Porto, a passar por Medina del Campo (Valladolid) e Salamanca, entrando em Portugal em Vilar Formoso.

Há, no entanto, problemas de infraestrutura que precisam de ser resolvidos, antes que os comboios transfronteiriços possam operar… só que, segundo o La Información, os problemas existentes não devem estar resolvidos até, pelo menos, 2025.

A Infraestruturas de Portugal e a CP continuam a dizer que ainda não receberam notificação formal, acerca os planos da Renfe.

Miguel Esteves, ZAP //

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