Durão Barroso foi presidente da Comissão Europeia, António Costa será presidente do Conselho Europeu. Não é só uma questão de equilíbrio.
Os contextos são bem diferentes mas, no momento da (quase) confirmação de António Costa para a presidência do Conselho Europeu, veio logo à memória o nome de outro político: Durão Barroso.
Barroso era primeiro-ministro de Portugal quando surgiu a possibilidade de ser presidente da Comissão Europeia, em 2004. Demitiu-se da liderança do Governo português e foi.
Especulou-se várias vezes que António Costa iria fazer o mesmo: deixar de ser primeiro-ministro rumo à Europa, desta vez para liderar o Conselho Europeu. Mas, afinal, a sua demissão surgiu devido a um processo na Justiça.
O desfecho acabou mesmo por ser um cargo de topo na Europa. Será o segundo português a liderar um órgão tão relevante na União Europeia.
É sinal de quê: equilíbrio entre os países europeus na distribuição de cargos, ou algo mais?
Pedro Marques acha que estas duas escolhas estão relacionadas com o “bom trabalho da diplomacia” portuguesa.
O vice-presidente do Grupo Socialistas e Democratas destacou o caso de António Costa, uma pessoa “profundamente europeísta e muito ajustada” para o cargo.
O antigo ministro acrescenta, na RTP, que Portugal tem “prestígio” na Europa é sempre visto como um país “do lado dos consensos, que procura resolver conflitos”.
Para o socialista, é uma “marca distintiva” de Portugal, no contexto europeu, que depois traz consequências positivas.
Certamente “Marca Distintiva”, vai ficar escrita na Historia: Portugal destruiu a UE!
A historia repete-se, já há 2.000 anos dizia o Julio Cesar :” Há um povo lá no norte da Iberia que nem se Governa, nem se deixa Governar”.
É nassim PT, agora saltaram a UE para Desgovernar o que a Inteligencia, o COnhecimento CRIOU!
A União europeia tem os dias contados á conta dos seus actuais políticos. Já vai sendo tempo de regressar á Europa e acabar com a união europeia.
Costa enterrou Portugal e agora vai ajudar a enterrar a Europa.
No estado en que está o País , desde o 25-04 , a classe Politica Portuguesa beneficia de uma péssima “Marca distintiva” Nacional , disso nenhum de nós tem dúvida . Os pilares fundamentais da Sociedade , andam por as ruas da amargura , com tanta podridão a solta !
Mas o cargo de Durão foi muito superior ao de Costa. Aliás o cargo de Costa nem executivo é, enquanto Durão Barroso foi o presidente da União Europeia. Este comparativo aqui insinuado advém de um jornalismo pouco profissional ou é uma tentativa de iludir os leitores.