Duques de Sussex apelam ao voto nas eleições norte-americanas. Trump deseja “muita sorte” a Harry

Quarta-feira, o duque e a duquesa de Sussex participaram num vídeo polémico, no qual apelaram aos eleitores americanos para rejeitarem “os discursos de ódio, a desinformação e o pessimismo online.”

Atualmente a viver nos Estados Unidos com o Príncipe Harry, Meghan referiu-se à corrida presencial como “a eleição mais importante da nossa vida“, enquanto o casal apelava aos americanos para exercerem o seu direito ao voto, num vídeo da revista Time.

“Nesta eleição não estou elegível para votar nos EUA. Mas muitos de vocês podem nem saber que eu não pude votar no Reino Unido durante a minha vida toda. À medida que nos aproximamos de novembro, é vital rejeitarmos os discursos de ódio, a desinformação e o pessimismo online”, acrescentou Harry, referindo-se às eleições presidenciais daquele país, que têm data marcada para o dia 3 de novembro.

O casal não apoiou nenhum candidato em específico, mas os seus comentários foram interpretados como um apoio à candidatura de Joe Biden, em detrimento de Donald Trump. Antes de pertencer à família real britânica, Meghan não escondia a sua opinião sobre Trump, que considerava “misógino”.

Um porta-voz da família real disse que o duque “não é um membro trabalhador da família real e quaisquer comentários que faça são a título pessoal.” No entanto, uma fonte do Palácio de Buckingham disse que Harry “cruzou a linha”, de acordo com o Times.

Joe Little, o editor-chefe da revista Majesty, disse ser compreensível que Meghan se envolva no assunto, como cidadã americana, apesar de pertencer à família real britânica. Por outro lado, Little considera que as pessoas irão criticar muito mais o Príncipe Harry porque “como um príncipe de sangue, não é bem visto que fale sobre política, seja britânica ou americana.”

“Ele pode estar a milhares de quilómetros de distância, mas ainda é um membro da família real, o neto da rainha, e é algo que não faria se ainda estivesse no Reino Unido”, rematou.

No vídeo, Meghan alertou os cidadãos americanos: “Faltam apenas seis semanas para as eleições e hoje é o Dia Nacional de Registo de Eleitores. A cada quatro anos ouvimos o mesmo, que esta é a eleição mais importante da nossa vida. Mas esta é mesmo.”

Sobre o pessimismo online, Harry disse que “quando o mal supera o bem” isso corrói a capacidade de sentir compaixão e de “nos pormos no lugar dos outros”. “É hora, não só de refletir, mas também de agir“, atirou o membro da família real britânica.

De acordo com o The Guardian, uma fonte próxima de Harry defendeu o casal, dizendo que o príncipe não se referia a Trump ou a qualquer outro candidato, mas que falava apenas do “tom do debate na corrida para uma eleição que já é bastante febril.”

“Ele não está a falar de nenhum candidato ou campanha em específico. Está apenas a falar com base no que disse anteriormente sobre comunidades online, como nos relacionamos com os outros na Internet, e não a falar especificamente de questões políticas”, concluiu.

Perante o vídeo dos Duques de Sussex, um repórter pediu ao presidente dos Estados Unidos que comentasse a mensagem partilhada. “Não sou fã da Meghan. Já disse isso – e ela provavelmente ouviu – mas desejo muita sorte ao Harry, porque ele vai precisar”, respondeu Trump.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes entra no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …