Duas misteriosas luas escuras aparecem em Urano

Os dois anéis de Úrano, Alpha e Beta, exibem uma série de padrões ondulados consistentes com a presença de duas pequenas luas.

Como os outros gigantes gasosos do nosso sistema solar, Úrano tem um sistema de anéis, apesar de não ser tão espectacular como o de Saturno.

Úrano tem vários satélites naturais – 27, para ser exacto. Mas novas pesquisas sugerem agora que esse número tem que ser actualizado, já que dados recolhidos pela Voyager 2 há nada menos que 30 anos apontam para a presença de duas luas desconhecidas.

Úrano está 20 vezes mais longe de nós do que a distância entre o Sol e a Terra. Essa distância dificulta a observação, por isso a histórica viagem de 1986 foi muito importante para melhorar o conhecimento humano sobre o planeta.

Antes da missão da Voyager 2, só conseguíamos visualizar 10 luas diferentes. E, trinta anos depois, os dados recolhidos pela sonda ainda estão a render frutos.

Os cientistas planetários Rob Chancia e Matthew Hendman, da Universidade do Idaho, nos EUA, reanalisaram os dados e notaram algo peculiar nos anéis Alpha e Beta do planeta.

Os dois anéis exibem uma série de padrões ondulados consistentes com a presença de duas pequenas luas. “Esses padrões podem ser ondas de pequenas luas a orbitar o exterior desses anéis”, explicam os investigadores no estudo agora publicado.

A observação é compatível com as características das outras luas de Úrano, como Cordelia e Ophelia, que exercem pressão gravitacional sobre a poeira, rochas e gelo que fazem parte dos anéis.

Se for confirmado que essas duas alterações nos anéis são causadas por luas, elas são provavelmente muito pequenas, com apenas 4 a 14km de diâmetro. Elas seriam as menores luas existentes no planeta.

Com base nessas informações e hipóteses, os pesquisadores esperam agora inspeccionar melhor Úrano, com a ajuda do telescópio Hubble.

Se isso não lhes permitir tirar conclusões acerca do fenómeno, é possível que uma sonda seja enviada para o local, já que a última vez que por lá “estivemos” por lá foi há 30 anos – e a tecnologia, entretanto, evoluiu alguma coisita.

 ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Dados os tamanhos destas duas pequenas luas ocorre-me que talvez devessem ser chamadas de luas anãs à semelhança dos “planetas anãos”, nome dado aos menores planetas do Sistema Solar.

    Atrevo-me até a propor:
    – “lua maior” ser toda a lua que pela força da sua própria gravidade seja redonda (seria planeta anão se orbitasse em torno do Sol);
    – “lua anã” ser toda a lua cujo maior diâmetro seja pelo menos 40% maior que o seu menor diâmetro (ou outro valor que não resulte apenas de palpite meu).

RESPONDER

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …