Duas misteriosas luas escuras aparecem em Urano

Os dois anéis de Úrano, Alpha e Beta, exibem uma série de padrões ondulados consistentes com a presença de duas pequenas luas.

Como os outros gigantes gasosos do nosso sistema solar, Úrano tem um sistema de anéis, apesar de não ser tão espectacular como o de Saturno.

Úrano tem vários satélites naturais – 27, para ser exacto. Mas novas pesquisas sugerem agora que esse número tem que ser actualizado, já que dados recolhidos pela Voyager 2 há nada menos que 30 anos apontam para a presença de duas luas desconhecidas.

Úrano está 20 vezes mais longe de nós do que a distância entre o Sol e a Terra. Essa distância dificulta a observação, por isso a histórica viagem de 1986 foi muito importante para melhorar o conhecimento humano sobre o planeta.

Antes da missão da Voyager 2, só conseguíamos visualizar 10 luas diferentes. E, trinta anos depois, os dados recolhidos pela sonda ainda estão a render frutos.

Os cientistas planetários Rob Chancia e Matthew Hendman, da Universidade do Idaho, nos EUA, reanalisaram os dados e notaram algo peculiar nos anéis Alpha e Beta do planeta.

Os dois anéis exibem uma série de padrões ondulados consistentes com a presença de duas pequenas luas. “Esses padrões podem ser ondas de pequenas luas a orbitar o exterior desses anéis”, explicam os investigadores no estudo agora publicado.

A observação é compatível com as características das outras luas de Úrano, como Cordelia e Ophelia, que exercem pressão gravitacional sobre a poeira, rochas e gelo que fazem parte dos anéis.

Se for confirmado que essas duas alterações nos anéis são causadas por luas, elas são provavelmente muito pequenas, com apenas 4 a 14km de diâmetro. Elas seriam as menores luas existentes no planeta.

Com base nessas informações e hipóteses, os pesquisadores esperam agora inspeccionar melhor Úrano, com a ajuda do telescópio Hubble.

Se isso não lhes permitir tirar conclusões acerca do fenómeno, é possível que uma sonda seja enviada para o local, já que a última vez que por lá “estivemos” por lá foi há 30 anos – e a tecnologia, entretanto, evoluiu alguma coisita.

 ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Dados os tamanhos destas duas pequenas luas ocorre-me que talvez devessem ser chamadas de luas anãs à semelhança dos “planetas anãos”, nome dado aos menores planetas do Sistema Solar.

    Atrevo-me até a propor:
    – “lua maior” ser toda a lua que pela força da sua própria gravidade seja redonda (seria planeta anão se orbitasse em torno do Sol);
    – “lua anã” ser toda a lua cujo maior diâmetro seja pelo menos 40% maior que o seu menor diâmetro (ou outro valor que não resulte apenas de palpite meu).

RESPONDER

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …