Há duas equipas portuguesas entre os clubes invencíveis nas “grandes” ligas

Futebol Clube de Famalicão / Facebook

Futebol Clube de Famalicão

Famalicão e Boavista são os dois emblemas portugueses que caminham entre os deuses do Olimpo do topo do futebol europeu. Ao fim de sete jogos para o campeonato, permanecem invencíveis.

Caminhamos para o final do mês de setembro, mas já algumas equipas que se vão afirmando nos seus respetivos campeonatos. Nas “grandes” ligas europeias, há uma dezena de clubes que ainda não sabe o que é perder para o campeonato nesta temporada — entre os quais dois emblemas portugueses.

Certamente não serão estes os clubes que se esperaria estarem nesta situação. Em vez dos três “grandes” do futebol português, há um recém-promovido que surpreendentemente lidera a tabela classificativa e um histórico adormecido. Ao fim de sete jornadas para a Liga NOS, Famalicão e Boavista estão invencíveis.

A situação dos famalicenses é um caso de estudo. Com a ajuda do investimento do israelita Idan Ofer — por recomendação de Jorge Mendes — o Famalicão conseguiu reunir uma equipa de jovens talentosos, com o seu plantel a ter uma média de idades de 24 anos. O Mecenas dos minhotos tem também algumas “fichas” no Atlético Madrid, razão pela qual conseguiu trazer alguns jogadores a título de empréstimo.

À entrada para a oitava jornada do campeonato, o Famalicão é líder com seis vitórias e um empate. A vitória de 1-2 frente ao Sporting foi o pico da sua caminhada até agora, que é adornada com triunfos sobre Belenenses, Paços de Ferreira, Aves, Rio Ave e Santa Clara. O Vitória de Guimarães é a única equipa com quem os comandados de João Pedro Sousa tropeçou.

Pode ser ainda muito cedo, mas em Famalicão há já quem sonhe com a Europa. “Vamos ver o próximo objetivo. Mas queremos ir longe. O clube quer fazer uma grande época. E claro que asseguro o investimento, aliás o investimento vai crescer”, disse Idan Ofer, que já à pergunta sobre se pensa na luta por lugares europeus referiu: “Obviamente espero lutar por isso”.

Foi há 25 anos que o Famalicão esteve pela última vez no principal escalão. Agora, pode fazer um regresso em grande e, quem sabe, tornar-se no Leicester português.

Há ainda um outro emblema que poucos esperariam estar invencível após sete jornadas: o Boavista de Lito Vidigal. Os ‘axadrezados’ estão no quinto lugar do campeonato e destacam-se pelo pragmatismo do seu futebol. Afinal de contas, nas sete partidas disputadas, o Boavista tem uma das melhores defesas do campeonato, com apenas quatro golos sofridos. Em contrapartida, os golos marcados também não abundam, tendo marcado apenas seis golos.

Apesar de só terem conseguido vencer em duas ocasiões — frente aos Belenenses e ao Aves —, o Boavista ainda não perdeu nenhum encontro. Mais uma vez, nem os ‘leões’ conseguiram derrubar as ‘panteras’ no seu recinto, com a partida a terminar empatada a uma bola.

Sólidos atrás no terreno, o melhor ataque dos boavisteiros é a defesa. Com ou sem um futebol muito atrativo, o Boavista vai seguindo invencível no campeonato e aspira a voos mais altos. O emblema nortenho espera prolongar esta série no próximo jogo na visita a Moreira de Cónegos para defrontar o Moreirense.

Liverpool e Inter varrem concorrência

Há apenas duas equipas melhores do que o Famalicão nas “grandes” ligas europeias: Liverpool e Inter. Ambos líderes nos seus respetivos campeonatos, estão no pico da sua performance. De um lado, o atual campeão europeu. Do outro, uma equipa que tem andado longe das expectativas nos últimos anos, assombrada pela hegemonia da Vecchia Signora.

O Liverpool vai mantendo o pleno ao fim de sete jogos para a Premier League. Chelsea e Arsenal já jogaram contra os ‘Reds’, mas não mostraram o futebol necessário para travar o campeão europeu em título. Jurgen Klopp parece decidido em conquistar o título que há muito escapa ao Liverpool — desde 1990 que não ganham a Liga.

Em Itália vai surpreendendo o Inter de Antonio Conte. Com seis jogos feitos, a equipa milanesa venceu todos os encontros, com 13 golos marcados e dois sofridos. Contudo, tem a Juventus (que também ainda não perdeu) a morder os seus calcanhares, com cinco vitórias e um empate.

Longe vão os tempos em que o Inter era uma ameaça real e um dos sérios candidatos ao título. Não só por demérito, mas também pela contínua hegemonia da Juventus. Sem medo dos fantasmas do passado, o Internazionale parte para esta temporada decidido a derrubar a ‘Juve’ e voltar a ser campeão.

Na Holanda são os suspeitos do costume que discutem a liderança. Ajax e PSV estão taco a taco no topo da liga, com seis vitórias e dois empates. Depois da caminhada de sonho na Europa na temporada passada, o Ajax quer, acima de tudo, reforçar o seu domínio nacional.

Porém, o PSV já mostrou que é osso duro de roer e promete dar trabalho ao emblema de Amesterdão. No primeiro encontro entre as duas equipas, sobressaiu um empate a uma bola.

Em terras germânicas, o Bayern vai reforçando o seu estatuto de campeão indiscutível. Apesar de tudo, os bávaros têm encontrado algumas dificuldades, já que em seis partidas realizadas já empataram em duas ocasiões. Apenas quatro pontos os distanciam do Eintracht de Frankfurt, que é nono classificado.

Entre a concorrência está o Wolfsburgo, que também ainda não conheceu o sabor da derrota esta época. Quase de forma semelhante ao Boavista, o clube destaca-se pelo seu pragmatismo, com apenas quatro golos sofridos e nove marcados. Com o austríaco Oliver Glasner no comando técnico, o Wolfsburgo soma três vitórias e outros tantos empates em seis jogos.

O Real Madrid também figura ainda na lista, apesar da época caótica que tem passado. A liga espanhola está mais equilibrada do que nunca nesta fase inicial e, entre toda a confusão, destaca-se o Real Madrid. Os madrilenos estão no primeiro posto do campeonato, com quatro vitórias e três empates em sete jogos.

Dificilmente algumas destas equipas conseguirá manter a invencibilidade até ao fim da temporada, mas será curioso observar durante quanto tempo estes conjuntos se conseguem manter imbatíveis.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …