Uma de manhã, outra pela tarde. Acidentes ocorreram no mesmo concelho e com distância de poucos quilómetros, junto do local onde decorre neste momento o Portugal Air Summit. Causas do acidente ainda são desconhecidas.
Uma aeronave de instrução caiu esta sexta-feira no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, e os dois ocupantes estão a ser avaliados pelas equipas de emergência, informou fonte da Proteção Civil.
Este acidente ocorreu horas depois de um outro, a poucos quilómetros, também no concelho de Ponte de Sor, envolvendo um avião ultraleve.
O segundo acidente provocou a morte do homem de 40 anos que seguia na aeronave, enquanto o homem de 22 ficou gravemente ferido.
As causas do acidente ainda são desconhecidas.
De manhã
O primeiro desastre ocorreu pelas 11h06 desta manhã junto à barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre. As vítimas tiveram de ser avaliadas, revelou fonte da Proteção Civil.
Os dois ocupantes terão sofrido ferimentos graves, revelou o comandante da corporação de bombeiros local.
As operações de socorro mobilizaram um total de 15 operacionais dos Bombeiros de Ponte de Sor, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da GNR, apoiados por sete veículos, incluindo uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).
Contactada pela Lusa, a diretora do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, Sandra Catarino, referiu que a aeronave acidentada não está relacionada com a atividade desta infraestrutura e que se tratava de “um voo privado”.
O acidente ocorreu a apenas 30 quilómetros do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, onde decorre, até domingo, o Portugal Air Summit.
“Não está relacionado nem com atividade nem com o programa da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit e não condiciona as atividades aéreas planeadas para o fim de semana”, acrescentou.
À tarde
O alerta para o segundo acidente aéreo, indicou à agência Lusa a fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, foi dado às 15h49.
Segundo a mesma fonte, a aeronave acidentada é um Cessna de instrução e a bordo seguiam dois ocupantes, ambos homens, um com 22 anos e outro de 40, que acabou por falecer mais tarde nesta sexta-feira.
A Lusa, que já se encontrava no aeródromo a acompanhar a Cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, apercebeu-se, através do barulho, da queda da aeronave.
Testemunhas relataram à Lusa que a avião teria “acabado de levantar voo” quando “fez uma espécie de pirueta e caiu”.
A aeronave ficou junto da pista do aeródromo e os meios de socorro deslocaram-se de imediato para o local e às 16:45 ainda se encontravam em operações de socorro.
Contactado pela Lusa, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) limitou-se a adiantar que já tem no local uma equipa a proceder a averiguações.
As operações de socorro envolvem 20 operacionais apoiados por nove veículos.
A Cessna apresenta modelos muitos populares para treino de pilotos, destacando-se a série “Skyhawk”, particularmente o Cessna 172, devido à sua estabilidade e facilidade de operação. A sua confiabilidade e custo acessível fazem dele uma escolha comum entre escolas de aviação e pilotos privados.
ZAP // Lusa