Duas adolescentes violadas e enforcadas por vários homens na Índia

Chethan Cee / flickr

-

Duas adolescentes indianas, pertencentes à casta dos “intocáveis”, foram violadas por vários homens e depois enforcadas numa árvore no norte da Índia, divulgaram os meios de comunicação locais.

Os “intocáveis” ocupam o último escalão do sistema de castas que existe na Índia há vários séculos e divide a população em vários estratos sociais.

Os corpos das duas jovens – primas de 14 e 15 anos – apareceram, na quarta-feira, enforcadas numa árvore na localidade de Katra, num caso que provocou protestos dos vizinhos pela falta de ação da polícia, segundo a cadeia televisiva local NDTV.

A autópsia confirmou que as duas primas foram violadas e morreram enforcadas pelas mãos de cinco homens, perante a passividade da polícia, que durante horas se recusou a investigar o paradeiro das jovens, segundo os relatos de familiares.

A polícia não agiu até ao momento em que os vizinhos, que não permitiram que se retirasse os cadáveres para se realizar a autópsia, cortaram várias estradas para protestar contra a inação dos polícias.

Posteriormente, a polícia suspendeu dois agentes, deteve um dos supostos autores do crime e identificou ainda outros dois.

Os outros dois alegados autores do crime ainda não foram identificados, disse o oficial Man Singh Chauhan ao jornal The Times of India.

A Comissão Nacional para as Mulheres da Índia anunciou que enviou ao local um comité de investigação, para recolher informações e estudar a possibilidade de adotar medidas, declarou a sua diretora, Mamata Sharma, ao mesmo diário.

A violação e o assassínio de uma jovem num autocarro em Nova Deli, em dezembro de 2012, provocou protestos e um debate sem precedentes sobre a violência contra as mulheres na Índia, obrigando o Governo a endurecer as leis contra os agressores sexuais.

A nova lei estabeleceu a pena de morte se a vítima morrer ou no caso de se tratar de violadores reincidentes.

Quatro dos violadores da jovem morta em Nova Deli foram condenados à morte e, no princípio de abril, outros três jovens foram sentenciados à forca por serem reincidentes em casos de violação em Bombaim.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Novo instrumento pode vir a detetar plantas em mundos alienígenas distantes

Um novo instrumento ótico capaz de detetar plantas a quilómetros de distância, devido à maneira única como os seres vivos refletem a luz, poderia ajudar na busca de vida no Universo distante. O protótipo do dispositivo …

Insight da NASA prepara-se para medir a temperatura interior de Marte

O "lander" InSight da agência espacial norte-americana colocou o seu segundo instrumento na superfície de Marte. Novas imagens confirmam que o HP3 (Heat Flow and Physical Properties Package) foi implantado com sucesso no dia 12 …

China proíbe estrangeiros de visitarem o Tibete em março

A China está a proibir o acesso de estrangeiros ao Tibete, durante o mês de março, quando se celebra um par de aniversários sensíveis que questionam a legitimidade da soberania chinesa naquela região dos Himalaias. Segundo …

Editor de jornal do Alabama apela a Ku Klux Klan para enforcar democratas

“É tempo de o KKK voltar a atacar à noite”. É desta forma que começa um editorial escrito pelo diretor do The Democrat-Reporter, jornal do Alabama, e que está a provocar polémica nos Estados Unidos. No …

Bastonária dos Enfermeiros solidária com líder sindical em greve de fome

A bastonária dos enfermeiros foi manifestar solidariedade para com o presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros, que entrou em greve de fome, e alertou para o risco de radicalização da luta dos enfermeiros. Ana Rita Cavaco …

PS, Bloco, PCP e PAN chumbam moção de censura do CDS-PP

A moção de censura do CDS-PP ao Governo foi hoje "chumbada" pelas bancadas do PS, BE, PCP, Verdes e PAN, contando com votos favoráveis dos democratas-cristãos e do PSD. Também o deputado não inscrito Paulo Trigo …

Câmara de Lisboa tem 18 casas para acolher vítimas de violência doméstica

A vereadora da Habitação na Câmara de Lisboa, Paula Marques, revelou que existem 18 habitações municipais para vítimas de violência de género, sendo ainda critério de discriminação positiva na atribuição de habitação municipal. "Há 18 casas …

Soldados russos proibidos de usar smartphones e redes sociais

Os soldados russos a cumprirem missões fora do país deixarão de poder levar consigo smartphones, tablets ou portáteis, proibição a que se junta a interdição de partilharem na Internet fotografias ou informação sobre a sua …

Justiça ordena compensação a habitantes de Fukushima

A justiça japonesa ordenou o pagamento de uma indemnização equivalente a 3,4 milhões de euros a residentes forçados a abandonar as suas casas no nordeste do Japão após o acidente nuclear de Fukushima, em 2011. O …

Londres vai tirar cidadania a britânica que integrou Estado Islâmico

Um advogado da família de Shamima Begum, a britânica que deixou Londres há quatro anos para se juntar ao grupo jihadista autoproclamado Estado Islâmico, revelou que o governo do Reino Unido pretende revogar o passaporte. O …