Duas adolescentes violadas e enforcadas por vários homens na Índia

Chethan Cee / flickr

-

Duas adolescentes indianas, pertencentes à casta dos “intocáveis”, foram violadas por vários homens e depois enforcadas numa árvore no norte da Índia, divulgaram os meios de comunicação locais.

Os “intocáveis” ocupam o último escalão do sistema de castas que existe na Índia há vários séculos e divide a população em vários estratos sociais.

Os corpos das duas jovens – primas de 14 e 15 anos – apareceram, na quarta-feira, enforcadas numa árvore na localidade de Katra, num caso que provocou protestos dos vizinhos pela falta de ação da polícia, segundo a cadeia televisiva local NDTV.

A autópsia confirmou que as duas primas foram violadas e morreram enforcadas pelas mãos de cinco homens, perante a passividade da polícia, que durante horas se recusou a investigar o paradeiro das jovens, segundo os relatos de familiares.

A polícia não agiu até ao momento em que os vizinhos, que não permitiram que se retirasse os cadáveres para se realizar a autópsia, cortaram várias estradas para protestar contra a inação dos polícias.

Posteriormente, a polícia suspendeu dois agentes, deteve um dos supostos autores do crime e identificou ainda outros dois.

Os outros dois alegados autores do crime ainda não foram identificados, disse o oficial Man Singh Chauhan ao jornal The Times of India.

A Comissão Nacional para as Mulheres da Índia anunciou que enviou ao local um comité de investigação, para recolher informações e estudar a possibilidade de adotar medidas, declarou a sua diretora, Mamata Sharma, ao mesmo diário.

A violação e o assassínio de uma jovem num autocarro em Nova Deli, em dezembro de 2012, provocou protestos e um debate sem precedentes sobre a violência contra as mulheres na Índia, obrigando o Governo a endurecer as leis contra os agressores sexuais.

A nova lei estabeleceu a pena de morte se a vítima morrer ou no caso de se tratar de violadores reincidentes.

Quatro dos violadores da jovem morta em Nova Deli foram condenados à morte e, no princípio de abril, outros três jovens foram sentenciados à forca por serem reincidentes em casos de violação em Bombaim.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …