Duas adolescentes violadas e enforcadas por vários homens na Índia

Chethan Cee / flickr

-

Duas adolescentes indianas, pertencentes à casta dos “intocáveis”, foram violadas por vários homens e depois enforcadas numa árvore no norte da Índia, divulgaram os meios de comunicação locais.

Os “intocáveis” ocupam o último escalão do sistema de castas que existe na Índia há vários séculos e divide a população em vários estratos sociais.

Os corpos das duas jovens – primas de 14 e 15 anos – apareceram, na quarta-feira, enforcadas numa árvore na localidade de Katra, num caso que provocou protestos dos vizinhos pela falta de ação da polícia, segundo a cadeia televisiva local NDTV.

A autópsia confirmou que as duas primas foram violadas e morreram enforcadas pelas mãos de cinco homens, perante a passividade da polícia, que durante horas se recusou a investigar o paradeiro das jovens, segundo os relatos de familiares.

A polícia não agiu até ao momento em que os vizinhos, que não permitiram que se retirasse os cadáveres para se realizar a autópsia, cortaram várias estradas para protestar contra a inação dos polícias.

Posteriormente, a polícia suspendeu dois agentes, deteve um dos supostos autores do crime e identificou ainda outros dois.

Os outros dois alegados autores do crime ainda não foram identificados, disse o oficial Man Singh Chauhan ao jornal The Times of India.

A Comissão Nacional para as Mulheres da Índia anunciou que enviou ao local um comité de investigação, para recolher informações e estudar a possibilidade de adotar medidas, declarou a sua diretora, Mamata Sharma, ao mesmo diário.

A violação e o assassínio de uma jovem num autocarro em Nova Deli, em dezembro de 2012, provocou protestos e um debate sem precedentes sobre a violência contra as mulheres na Índia, obrigando o Governo a endurecer as leis contra os agressores sexuais.

A nova lei estabeleceu a pena de morte se a vítima morrer ou no caso de se tratar de violadores reincidentes.

Quatro dos violadores da jovem morta em Nova Deli foram condenados à morte e, no princípio de abril, outros três jovens foram sentenciados à forca por serem reincidentes em casos de violação em Bombaim.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Marques Vidal diz que hipótese de recondução nunca lhe foi colocada

Joana Marques Vidal, atual procuradora geral da República, disse nesta sexta-feira que a hipótese de recondução para um novo mandato nunca lhe foi colocada, revelando ainda que só soube da decisão ontem à noite. Em reação …

Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares em propinas de bolseiros

A Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares de euros em propinas cobradas ao longo de dois anos a estudantes de doutoramento que tinham uma bolsa de estudo atribuída pela instituição de ensino. A Universidade …

94 mortos e dezenas de desaparecidos em naufrágio na Tanzânia

Pelo menos 94 pessoas morreram num naufrágio de uma embarcação, na Tanzânia, que transportava cerca de 400 pessoa. O balanço inicial dava conta de 79 mortes e dezenas de desaparecidos. De acordo com as equipas de …

Nem extraterrestres, nem espiões. FBI explica porque encerrou Observatório Solar

O Observatório Solar do Novo México, nos EUA, esteve encerrado durante 11 dias, sem se saber porquê. Depois dos rumores de extraterrestres ou de espionagem, descobre-se que, afinal, o fecho se deveu a uma investigação do …

Finanças confirmam fim da proibição dos prémios de desempenho

O Governo confirmou que vai eliminar no Orçamento do Estado para 2019 algumas normas para a função pública, como a proibição de atribuir prémios de desempenho ou a possibilidade de progressões na carreira por opção …

Taxista mantêm protesto até reunião em Belém. "Resistir, resistir, resistir"

As duas faixas 'Bus' da Avenida da Liberdade, em Lisboa, continuavam esta sexta-feira de manhã, pelo terceiro dia consecutivo, preenchidas com táxis em protesto contra a entrada em vigor da lei que regula as plataformas …

Criatura "alienígena" encontrada numa praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontraram uma bizarra criatura em forma de bolha e vermelha. A criatura, que acabou por ser identificada como uma espécie específica de …

Presidente do Vietname morreu aos 61 anos

O Presidente do Vietname, Tran Dai Quang, figura conservadora do regime comunista, morreu esta sexta-feira aos 61 anos vítima de doença prolongada, informou a agência estatal de notícias VNA. “O presidente Tran Dai morreu no hospital …

Passos Coelho diz que faltou "decência" para justificar saída de Joana Marques Vidal

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho disse que faltou "decência" para "assumir com transparência" os motivos que levaram à substituição de Joana Marques Vidal como procuradora-geral da República (PGR). “Nestes anos de mandato, que a Constituição determina …

Fazer omeletes sem ovos. O futuro da alimentação tem uma mão portuguesa

Há quem lhe chame carne artificial, carne celular ou até carne de laboratório, mas a verdade é que este tipo de carnes sintetizadas estão cada vez mais perto de se tornarem uma realidade na nossa …