DroneSentry acaba com o problema dos drones em zonas interditas

(dr) DroneShield

O DroneSentry "trata do assunto", emitindo poderosas interferências RF que interrompem o controlo remoto do drone

O DroneSentry “trata do assunto”, emitindo poderosas interferências RF que interrompem o controlo remoto do drone

O problema da presença de drones em zonas não autorizadas tem sido bastante noticiado nos últimos tempos, parecendo  reconhecer que há situações em que poderá ser necessário ter ferramentas para evitar ou minimizar abusos – como é o caso do DroneSentry.

A DroneShield viu o problema dos drones como um oportunidade de negócio, e conta já no seu catálogo com diversos produtos concebidos para inviabilizar o voo de drones em áreas em que tal seja indesejado ou proibido. Entre eles, encontram-se o DroneSentinel e o DroneSentry.

Em ambos os casos, trata-se de sistemas que recorrem a câmaras de alta-resolução, microfones, radares, sensores térmicos e de RF, que são capazes de detectar drones que entrem na área controlada – e até identificá-los comparando a sua “assinatura” com uma base de dados de modelos de drones conhecidos.

A diferença é que enquanto o DroneSentinel se limita a dar o alerta de que há um drone por perto, o DroneSentry “trata do assunto”,  emitindo poderosas interferências RF que interrompem o controlo remoto do drone, podendo mesmo fazê-lo a 2km de distância.

Na maioria dos casos, quando o drone perde as comunicações, dá imediatamente início a uma manobra automática de regresso ao ponto de partida e posterior aterragem – pelo que não se trata de fazer com que o drone caia imediatamente do céu.

Este é um sistema que parece bastante simples e eficaz, e que seguramente não terá falta de interessados – nomeadamente em todo o tipo de locais onde seja desejável impedir o voo de drones, como o espaço aéreo de prisões ou aeroportos.

Isto é, assumindo que as interferências que o sistema lança sobre os drones não interfiram com os sistemas de voo dos aparelhos que tenta proteger…

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal comer um ovo por dia é mau outra vez

Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte …

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …