DroneSentry acaba com o problema dos drones em zonas interditas

(dr) DroneShield

O DroneSentry "trata do assunto", emitindo poderosas interferências RF que interrompem o controlo remoto do drone

O DroneSentry “trata do assunto”, emitindo poderosas interferências RF que interrompem o controlo remoto do drone

O problema da presença de drones em zonas não autorizadas tem sido bastante noticiado nos últimos tempos, parecendo  reconhecer que há situações em que poderá ser necessário ter ferramentas para evitar ou minimizar abusos – como é o caso do DroneSentry.

A DroneShield viu o problema dos drones como um oportunidade de negócio, e conta já no seu catálogo com diversos produtos concebidos para inviabilizar o voo de drones em áreas em que tal seja indesejado ou proibido. Entre eles, encontram-se o DroneSentinel e o DroneSentry.

Em ambos os casos, trata-se de sistemas que recorrem a câmaras de alta-resolução, microfones, radares, sensores térmicos e de RF, que são capazes de detectar drones que entrem na área controlada – e até identificá-los comparando a sua “assinatura” com uma base de dados de modelos de drones conhecidos.

A diferença é que enquanto o DroneSentinel se limita a dar o alerta de que há um drone por perto, o DroneSentry “trata do assunto”,  emitindo poderosas interferências RF que interrompem o controlo remoto do drone, podendo mesmo fazê-lo a 2km de distância.

Na maioria dos casos, quando o drone perde as comunicações, dá imediatamente início a uma manobra automática de regresso ao ponto de partida e posterior aterragem – pelo que não se trata de fazer com que o drone caia imediatamente do céu.

Este é um sistema que parece bastante simples e eficaz, e que seguramente não terá falta de interessados – nomeadamente em todo o tipo de locais onde seja desejável impedir o voo de drones, como o espaço aéreo de prisões ou aeroportos.

Isto é, assumindo que as interferências que o sistema lança sobre os drones não interfiram com os sistemas de voo dos aparelhos que tenta proteger…

PARTILHAR

RESPONDER

Contra “radicalismos, xenofobias e intolerâncias”. Marcelo vai ser distinguido pela mais antiga universidade da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira em Bolonha a sua visita de Estado a Itália, com um dia dedicado à educação, em que será distinguido pela mais antiga universidade da …

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …