DroneSentry acaba com o problema dos drones em zonas interditas

(dr) DroneShield

O DroneSentry "trata do assunto", emitindo poderosas interferências RF que interrompem o controlo remoto do drone

O DroneSentry “trata do assunto”, emitindo poderosas interferências RF que interrompem o controlo remoto do drone

O problema da presença de drones em zonas não autorizadas tem sido bastante noticiado nos últimos tempos, parecendo  reconhecer que há situações em que poderá ser necessário ter ferramentas para evitar ou minimizar abusos – como é o caso do DroneSentry.

A DroneShield viu o problema dos drones como um oportunidade de negócio, e conta já no seu catálogo com diversos produtos concebidos para inviabilizar o voo de drones em áreas em que tal seja indesejado ou proibido. Entre eles, encontram-se o DroneSentinel e o DroneSentry.

Em ambos os casos, trata-se de sistemas que recorrem a câmaras de alta-resolução, microfones, radares, sensores térmicos e de RF, que são capazes de detectar drones que entrem na área controlada – e até identificá-los comparando a sua “assinatura” com uma base de dados de modelos de drones conhecidos.

A diferença é que enquanto o DroneSentinel se limita a dar o alerta de que há um drone por perto, o DroneSentry “trata do assunto”,  emitindo poderosas interferências RF que interrompem o controlo remoto do drone, podendo mesmo fazê-lo a 2km de distância.

Na maioria dos casos, quando o drone perde as comunicações, dá imediatamente início a uma manobra automática de regresso ao ponto de partida e posterior aterragem – pelo que não se trata de fazer com que o drone caia imediatamente do céu.

Este é um sistema que parece bastante simples e eficaz, e que seguramente não terá falta de interessados – nomeadamente em todo o tipo de locais onde seja desejável impedir o voo de drones, como o espaço aéreo de prisões ou aeroportos.

Isto é, assumindo que as interferências que o sistema lança sobre os drones não interfiram com os sistemas de voo dos aparelhos que tenta proteger…

PARTILHAR

RESPONDER

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutos secos. Segundo um estudo …

Encontrado o mais antigo registo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de dois mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada numa escavação subterrânea por baixo do Centro de …

NASA tem esperança que os ventos de Marte reanimem a Opportunity

Os ventos fortes, que se fazem sentir em Marte num determinado período do ano, poderão ajudar a limpar a poeira dos painéis solares do rover Opportunity, que está adormecido desde junho. De acordo com a …

Dormir muito é tão prejudicial como dormir pouco

Um novo estudo descobriu que dormir muito pode ter consequências tão prejudiciais para a saúde como dormir pouco, reduzindo igualmente as capacidades cognitivas.  Um grupo de cientistas da Universidade norte-americana de Ontario conduziu em junho de 2017 …

Cientistas desenvolveram uma retina humana em laboratório

Cientistas da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, desenvolveram a partir do zero tecido da retina humana para aprender como é que são compostas as células que nos permitem ver o mundo a cores. Os cientistas …

Asteróide deixa cientistas perplexos com a sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, e ficaram completamente perplexos. Os dados obtidos apontam para uma quantidade extremamente baixa de poeira na superfície do …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Idade do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polónia. Análises posteriores revelaram pertencerem a uma criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas há já …

Cientistas descobrem de que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Investigadores da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A sua análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou …

10% dos homens são daltónicos

Um em cada 10 homens sofre de daltonismo, uma perturbação caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade …

O fundador da Ethereum prevê uma crise financeira até 2021

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, não é um entendido em economia global, mas prevê uma crise financeira até 2021. Vitalik Buterin, o prodígio de programação de apenas 24 anos que inventou a plataforma Ethereum aos 19 anos, …