Drones russos fabricados no Irão são alimentados por tecnologia alemã roubada há 17 anos

1

Khamenei.ir / Wikimedia

Representação artística de drones Shahed-136 a atacar uma base aérea.

De acordo com especialistas em armamento, os drones fabricados pelo Irão e utilizados pela Rússia na Ucrânia têm no seu núcleo tecnologia alemã roubada há 17 anos.

O grupo britânico Conflict Armament Research (CAR), que acompanha o fornecimento de armas em todo o mundo, afirmou num relatório divulgado este mês que os drones Shahed-136 do Irão utilizam motores que têm por base tecnologia roubada à Alemanha em 2006, relatou o Insider.

A Rússia utilizou os drones para atacar alvos em toda a Ucrânia, incluindo a capital, Kiev, bem como infraestruturas elétricas e edifícios de apartamentos.

O CAR examinou os motores dos drones recuperados na Ucrânia e encontrou marcas pertencentes à empresa iraniana Mado. O grupo afirmou que isto prova, pela primeira vez, que a Mado é “efetivamente o fabricante dos motores” encontrados nos drones Shahed-136 utilizados contra a Ucrânia.

O grupo relacionou depois os motores da Mado com a tecnologia alemã roubada em 2006, afirmando que o motor MD-500 da empresa é “provavelmente uma cópia” de um motor alemão roubado em 2006, o Limbach L-550. Os especialistas acreditam que outros modelos da Mado parecem ser cópias de tecnologia europeia.

Os números de série das peças encontradas na Ucrânia foram apagados ou substituídos, cenário que ajuda a esconder a sua origem. “Estas modificações impediram os investigadores de identificar as redes de aquisição que facilitam o fornecimento internacional de componentes-chave para o Irão”, afirmou.

A Rússia tem vindo a utilizar drones fabricados no Irão há meses. Inicialmente, o Irão negou qualquer envolvimento, mas depois admitiu que os seus drones estavam a ser utilizados pelos russos.

A Rússia recorreu ao Irão para obter armas após a sua própria capacidade de fabricar armas se ter tornado limitada.

O secretário de imprensa do Pentágono, o brigadeiro-general da Força Aérea Pat Ryder, disse em novembro que o Irão tinha fornecido à Rússia centenas de drones e que o país dependia dos iranianos para obter armas para a guerra na Ucrânia, devido ao facto de se ter isolado internacionalmente.

Os Estados Unidos e a União Europeia aplicaram sanções a empresas e indivíduos iranianos em resposta ao fornecimento de drones.

Yousaf Aboutalebi, diretor executivo da Mado, está sob sanções dos EUA desde antes da invasão da Ucrânia e foi adicionado à lista de sanções do Reino Unido em dezembro de 2022.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.