/

Drone submarino chinês encontrado por pescador indonésio em rota estratégica

1

JATOSINT / Twitter

Um pescador indonésio encontrou aquilo que se acredita ser um veículo subaquático não tripulado (UUV) chinês, junto à ilha de Selayar.

Esta não é uma descoberta única, já que nos últimos dois anos foram encontrados veículos semelhantes em águas indonésias.

O achado está a gerar controvérsia uma vez que se encontrava numa rota marítima estratégica entre o Mar do Sul da China e a Austrália. O drone submarino poderia fornecer informações potencialmente úteis para os seus submarinos em trânsito nestas áreas.

“Quanto melhor uma Marinha conhecer as águas, melhor ela consegue esconder os seus submarinos”, escreve o canal de comunicação militar Naval News.

“Essas rotas, o estreito de Sunda e o estreito de Lombok, podem ser importantes em tempos de guerra. A inteligência recolhida pelo drone pode ser valiosa para a Marinha chinesa, se pretender que os seus submarinos usem esses estreitos”, lê-se ainda na publicação.

O veículo não tripulado encontrado pelo pescador foi entregue seis dias depois à polícia, tendo sido posteriormente transferido para os militares indonésios. Os media avançam que o drone parece pertencer aos Sea Wing chineses, desenvolvidos pelo Instituto Shenyang de automação da Academia Chinesa de Ciências.

O drone tem 2,25 metros de comprimento, uma cauda de 18 centímetros, uma envergadura de meio metro e um antena de 93 centímetros. No passado, a China fez alegações questionáveis de que os drones Sea Wing eram capazes de permanecer debaixo de água por mais de 30 dias e mergulhar mais de seis quilómetros abaixo da superfície.

Os drones Sea Wing são normalmente utilizados para investigação oceanográfica, já que têm sensores capazes de medir a força e direção das correntes, a temperatura da água, os níveis de oxigénio e a salinidade.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.