A cápsula sem tripulantes Dragon da empresa norte-americana privada SpaceX, que transportava equipamentos científicos e mantimentos, acoplou hoje com sucesso à Estação Espacial Internacional (EEI), após dois dias de viagem.
Dois dos seis astronautas que se encontram a bordo do complexo orbital, Rick Mastracchio e Koichi Wakata, controlaram o braço robótico que permitiu capturar a cápsula, segundo informações divulgadas pelas agências internacionais.
A Dragon partiu na sexta-feira de Cabo Canaveral, no Estado norte-americano da Florida, a bordo do foguetão Falcon 9, da empresa norte-americana SpaceX.
O lançamento estava agendado inicialmente para a passada segunda-feira, mas a operação foi cancelada devido à descoberta de uma fuga de hélio dento do foguetão.
Trata-se da terceira das 12 missões que serão prestadas pela cápsula Dragon.
O anterior lançamento foi realizado em março de 2013.
A cápsula, que com carga pesa cerca de seis toneladas, está desenhada para transportar equipamentos, mantimentos e tripulantes, sendo até à data a única produzida por privados que pode regressar à Terra e ser utilizada novamente.
Nesta viagem, entre outros itens, a cápsula transportou uma câmara de cultivo de plantas designada como Experiência Veg-01 (‘Veggie’), que poderá aumentar a capacidade de produção de alimentos em órbita.
// Lusa