Dragon chegou à Estação Espacial Internacional

 

A cápsula sem tripulantes Dragon da empresa norte-americana privada SpaceX, que transportava equipamentos científicos e mantimentos, acoplou hoje com sucesso à Estação Espacial Internacional (EEI), após dois dias de viagem.

Dois dos seis astronautas que se encontram a bordo do complexo orbital, Rick Mastracchio e Koichi Wakata, controlaram o braço robótico que permitiu capturar a cápsula, segundo informações divulgadas pelas agências internacionais.

A Dragon partiu na sexta-feira de Cabo Canaveral, no Estado norte-americano da Florida, a bordo do foguetão Falcon 9, da empresa norte-americana SpaceX.

O lançamento estava agendado inicialmente para a passada segunda-feira, mas a operação foi cancelada devido à descoberta de uma fuga de hélio dento do foguetão.

Trata-se da terceira das 12 missões que serão prestadas pela cápsula Dragon.

O anterior lançamento foi realizado em março de 2013.

A cápsula, que com carga pesa cerca de seis toneladas, está desenhada para transportar equipamentos, mantimentos e tripulantes, sendo até à data a única produzida por privados que pode regressar à Terra e ser utilizada novamente.

Nesta viagem, entre outros itens, a cápsula transportou uma câmara de cultivo de plantas designada como Experimento Veg-01 (‘Veggie’), que poderá aumentar a capacidade de produção de alimentos em órbita.

NASA

Cápsula Dragon da SpaceX acoplada na Estação Espacial Internacional, ISS

A cápsula Dragon da SpaceX acoplada na Estação Espacial Internacional, ISS

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

País de Gales 1-1 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

Dois golos nascidos em pontapés de canto ditaram, este sábado, um empate 1-1 entre um País de Gales aguerrido e uma Suíça penalizada pela ineficácia ofensiva, num embate da primeira jornada do grupo A do …

Sesimbra também não avança para a nova fase de desconfinamento

O concelho de Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, …

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …