Dragon chegou à Estação Espacial Internacional

 

A cápsula sem tripulantes Dragon da empresa norte-americana privada SpaceX, que transportava equipamentos científicos e mantimentos, acoplou hoje com sucesso à Estação Espacial Internacional (EEI), após dois dias de viagem.

Dois dos seis astronautas que se encontram a bordo do complexo orbital, Rick Mastracchio e Koichi Wakata, controlaram o braço robótico que permitiu capturar a cápsula, segundo informações divulgadas pelas agências internacionais.

A Dragon partiu na sexta-feira de Cabo Canaveral, no Estado norte-americano da Florida, a bordo do foguetão Falcon 9, da empresa norte-americana SpaceX.

O lançamento estava agendado inicialmente para a passada segunda-feira, mas a operação foi cancelada devido à descoberta de uma fuga de hélio dento do foguetão.

Trata-se da terceira das 12 missões que serão prestadas pela cápsula Dragon.

O anterior lançamento foi realizado em março de 2013.

A cápsula, que com carga pesa cerca de seis toneladas, está desenhada para transportar equipamentos, mantimentos e tripulantes, sendo até à data a única produzida por privados que pode regressar à Terra e ser utilizada novamente.

Nesta viagem, entre outros itens, a cápsula transportou uma câmara de cultivo de plantas designada como Experimento Veg-01 (‘Veggie’), que poderá aumentar a capacidade de produção de alimentos em órbita.

NASA

Cápsula Dragon da SpaceX acoplada na Estação Espacial Internacional, ISS

A cápsula Dragon da SpaceX acoplada na Estação Espacial Internacional, ISS

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …