Douro. Poluição regressa a valores anteriores ao estado de emergência

DouroAzul/Facebook

Os valores de contaminação do estuário do rio Douro, que durante o estado de emergência baixaram a níveis só vistos há mais de 30 anos, já regressaram aos valores pré-pandemia.

As boas notícias “rapidamente se esfumaram”. O hidrobiólogo Adriano Bordalo e Sá revelou ao Público que as águas do estuário do rio Douro já não são próprias para banhos, como chegou a acontecer em abril.

A contaminação fecal no rio voltou a ser um problema. No início de março, o professor universitário viu uma “melhoria forçada” da qualidade da água, fruto da diminuição da mobilidade nos municípios urbanos que drenam para o estuário – Porto, Gondomar e Vila Nova de Gaia – que provocou uma descida significativa na quantidade de esgoto produzido.

No entanto, a curva descendente mudou de sentido. “Com o fim do estado de emergência e a primeira fase do desconfinamento, os valores começaram a subir ligeiramente, o que aconteceu até à segunda fase; e a partir da terceira fase os valores dispararam, correspondendo ao aumento do fluxo de pessoas nos espaços urbanos”, referiu o especialista.

O investigador que se dedica há 35 anos ao estudo científico do Douro, faz recolhas semanais na margem direita do Douro em quatro locais – a ribeira da Granja, o rio Tinto, a ribeira de Gramido e um ponto entre as pontes do Infante e de D. Maria Pia.

Bordalo e Sá referiu que é possível uma mudança ecológica no Douro. No entanto, para tal será necessário um “esforço coletivo intermunicipal para retirar definitivamente das linhas de água o esgoto que ainda chega a essas linhas, canalizando-o para as ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais]”.

Segundo o investigador, há “exemplos positivos” de cooperação, como a parceria entre os municípios de Gondomar e do Porto no processo de despoluição do rio Tinto, “um esforço que tem de ter continuidade, porque o rio Tinto melhorou, mas está ainda longe de estar despoluído”.

Atualmente, nas oito ETAR que drenam para o estuário do Douro, verifica-se uma “carga adicional inadmissível”: além de fraldas, pensos higiénicos, preservativos, cotonetes e pedaços de roupa, estão a chegar quantidades significativas de “máscaras, luvas e toalhetes desinfectantes“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …