Douro pode deixar de ser Património Mundial devido a hotel de Cinco Estrelas

A Comissão Nacional da UNESCO alerta que a aprovação do projecto de construção de um hotel de Cinco Estrelas em Mesão Frio põe em risco o estatuto do Douro como Património Mundial da Humanidade.

O alerta consta de um documento enviado à Comissão de Avaliação de Impacto Ambiental do projecto da autoria do empresário Mário Ferreira, accionista da Media Capital, a empresa que detém a TVI.

O procedimento de Avaliação Ambiental está em consulta pública até 29 de Janeiro próximo.

A UNESCO avisa que a construção da unidade hoteleira, denominada Douro Marina Hotel, abre caminho para “uma futura exclusão” do Douro “da lista de património mundial”, como cita o Público.

O projecto é um sonho antigo de Mário Ferreira e visa a construção de um hotel de 180 quartos e seis pisos, com um campo de golfe e a classificação de Cinco Estrelas.

O empresário procura licenciar o projecto há 22 anos, mas já o viu recusado por duas vezes, a última das quais em 2018.

A UNESCO entende que a construção prevista é “fora de escala e significativamente dissonante com a paisagem do Alto Douro Vinhateiro“, como transcreve o referido jornal.

“A intervenção proposta afecta directamente os critérios que serviram de base à conscrição do bem na lista” do Património Mundial da Humanidade, frisa ainda a Comissão da UNESCO, segundo o Público.

A entidade recomenda, desta forma, que o Estado “não conceda a licença ao empreendimento” e que “se restrinja às recomendações apresentadas na revisão técnica no que respeita aos projectos futuros”.

Para já, Mário Ferreira recusa pronunciar-se sobre o aviso da UNESCO, constatando que está à espera da decisão da Comissão de Avaliação Ambiental.

“Quem esperou 22 anos, também espera mais uns dias”, conclui em declarações ao Público.

  Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …